Caxias do Sul 05/03/2024

Oportunidade aberta para aprender o TALIAN de graça

Projeto Cucagna Scola de Talian abre inscrições para curso gratuito do idioma
Produzido por redação, 29/01/2024 às 10:13:02
Oportunidade aberta para aprender o TALIAN de graça
Alunos em aula no segundo semestre de 2023 no Núcleo de Nova Bassano (RS)
Foto: DIVULGAÇÃO

Quem deseja aprender a Língua Talian tem a oportunidade de estudar gratuitamente, por meio do projeto Cucagna Scola de Talian. As inscrições serão recebidas no período de 1º até 11 de fevereiro de 2024 e devem ser realizadas no site da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), www.unicentro.br, no link AQUI

Neste primeiro semestre de 2024 serão ministradas aulas em formato híbrido (presencial e a distância), para turmas nos níveis I, II, III e IV Conversação. Para novos alunos, as vagas estão abertas para o curso de Talian Nível I. Os estudantes dos demais níveis também devem realizar a matrícula nesse período. As aulas iniciam no dia 13 de março.

O curso está inserido no projeto Cucagna Scola de Talian. É uma iniciativa em parceria entre a Unicentro-PR e a Associação dos Difusores do Talian (Assodita) e busca contribuir para a difusão e salvaguarda da Língua Talian, incluída no Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL), e reconhecida como Língua de Referência Cultural Brasileira pelo MinC/IPHAN, em 2014.

Realizado desde o segundo semestre de 2021, o curso iniciou com uma turma de estudantes no Nível I. No segundo semestre de 2023, o projeto acolheu 749 inscritos em quatro turmas, nos níveis I, II, III e IV Conversação. Dezembro de 2023 também marcou a conclusão da segunda turma que realizou os quatro níveis do curso.

AULAS

As aulas são realizadas em duas modalidades: online e presencial. Na modalidade online, o curso tem aulas síncronas, ministradas em plataforma digital Moodle e Google Meet, para alunos matriculados. Na modalidade presencial, ocorre a retransmissão dos conteúdos ministrados na Unicentro, em 24 núcleos cadastrados em municípios nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Em cada município há um professor coordenador, responsável por reunir os alunos e promover atividades lúdicas, com a finalidade de praticar a Língua Talian.

O projeto Cucagna Scola de Talian tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC/RS), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac). Também conta com patrocínio da Cooperativa dos Produtores de Leite de Serafina, Cooperlate.