Caxias do Sul 20/04/2024

O Palácio do Rei dos Pássaros

Música instrumental dos Beatles jamais lançada endossa o vigor musical dos membros da banda
Produzido por Marcos Fernando Kirst, 05/04/2020 às 13:37:12
O Palácio do Rei dos Pássaros
Os Beatles nos estúdios da EMI gravando seus últimos takes, em 1969
Foto: Reprodução/Divulgação

POR MARCOS FERNANDO KIRST

Gosta de boa música? Bem, eles eram profissionais exatamente nisso: produzir música da melhor espécie. É por esse aspecto fundamental e basilar que eles, 50 anos depois do fim da banda, seguem sendo relevantes até os dias de hoje: os Beatles.

Por essas coisas que só encontram explicação nos territórios além da lógica e da ciência, a cidade portuária inglesa de Liverpool viu nascer em seu território, na década de 1940, um quarteto de artistas tocados pelo dedo de Deus no que tange ao talento musical. O encontro entre John, Paul, George e Ringo se materializou via passes de mágica e eles gestaram os Beatles para a eternidade. Mágica? Sim, só assim se explica.

Aqui, uma rara faixa instrumental gravada ao vivo em uma jam session de estúdio, intitulada “The Palace of the King of Birds”. Foi composta por Paul McCartney durante as gravações que resultariam no álbum “Let it Be”, em janeiro de 1969.

Paul está no órgão elétrico, George Harrison na guitarra solo, John Lennon no baixo e Ringo Starr na bateria. Inebriante deixar-se levar pela estrada que vai sendo aberta com os instrumentos conduzidos pelos músicos. A faixa jamais foi lançada na discografia oficial dos Beatles.

Curiosidade: aos 4:47, John Lennon fala, ao fundo, “ok, boys”, levando a música ao final. Tipicamente Beatles.

Sente o som de The Palace of the King of Birds.

The Palace of the King of Birds