Caxias do Sul 20/04/2024

Nona edição da Mostra Tum Tum reúne artistas brasileiros e uruguaios

Nove atrações musicais foram selecionadas a partir de edital de chamada pública
Produzido por redação, 10/07/2022 às 07:54:21
Nona edição da Mostra Tum Tum reúne artistas brasileiros e uruguaios
Instrumentistas gaúchos do Quartchêto trazem a Caxias do Sul os seus 20 anos de estrada
Foto: DIVULGAÇÃO

A maior parte da lista de artistas musicais da Mostra Tum Tum 9 já está definida. Nove atrações foram escolhidas por meio do edital de chamada pública lançado em junho e, a partir de agosto, estarão no palco da temporada deste ano. Estão previstos sete espetáculos, com o encerramento em março de 2023.

Os selecionados são Bate & Sopra (RS), Diego Jansen (URU), Ianaê Régia (RS), La Banda Flotante (URU), La Ventolera (URU), Muntchako (DF), Oderiê (RS), Quartchêto (RS) e Instrumental Picumã (RS). A escolha dos selecionados foi feita por uma equipe da produtora. Há 12 anos, a Tum Tum Produtora aproxima o público da Serra Gaúcha da música contemporânea, e a nona temporada será mais uma oportunidade para reforçar esse trabalho. A seleção contempla novidades e também músicos consagrados que seguem criando novos conteúdos e contribuindo para o desenvolvimento da música no continente.

As datas e locais dos shows serão divulgados em breve. A exemplo de outros anos, a entrada será gratuita, com a doação de dois quilos de alimento nas apresentações que acontecerem no teatro. Em mais de uma década de atuação, a Tum Tum já promoveu mais de 60 shows e reuniu um público superior a 30 mil pessoas. Neste ano, volta a ter a plateia presente em todos shows.

A nona temporada da Mostra Tum Tum é uma realização da Tum Tum Produtora e do SESC Fecomércio e tem recursos financiados via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) estadual, por meio do Pró-Cultura RS, e via Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.

OS SELECIONADOS

Bate & Sopra (RS)

A Bate & Sopra é um coletivo musical que atua com uma releitura do conceito de “fanfarra”, o Neofanfarrismo. Pode ser resumido como o toque conjunto de instrumentos de metal e percussão, em uma prática constante de ocupação do espaço urbano.

Diego Jansen (Uruguai)

Diego Janssen é um compositor que funde a tradição afro-uruguaia do candombe com jazz, rock progressivo, música latino-americana e world music. Criou um show de hombrebanda, em que faz loops com seu conjunto de guitarras, percussão e instrumentos virtuais ao vivo.

Ianaê Régia (RS)

Ianaê Régia é cantora de R&B Alternativo e tem como proposta despertar o groove interno do público. Em 2021, lançou os single-clipes “Edredom” e “Flerte”. Atualmente, a artista se dedica à produção do seu primeiro álbum, que tem lançamento previsto para 2022.

La Banda Flotante (Uruguai)

La Banda Flotante é um projeto musical que visa revalorizar ritmos regionais que têm influências das culturas africanas, como candombe e samba. A letra de The Floating Band abrange temas como o amor, a relevância da tradição e o respeito pela natureza.

La Ventolera (Uruguai)

La Ventolera é uma orquestra de marcha de candombe. Seu som original expressa a música de uma geração de artistas que levam o candombe a um novo lugar; um novo sentimento que resgata as origens do gênero e propõe um olhar atual sobre nossa música mais indígena. Trompetes, trombones, tubas, saxofones e tambores se unem para soar as músicas a partir de um repertório de composições próprias e versões requintadas.

Muntchako (DF)

A banda Muntchako passeia pelos ritmos da América Latina quente, da África mântrica, da Jamaica esfumaçada e dos bueiros na Amazônia equatorial. Os algoritmos da pista de dança marcam cada passo nessa jornada: batidas eletrônicas, sintetizadores e guitarras são misturados com orgânicos e muitos tambores.

Oderiê (RS)

Oderiê é indígena Chayúa, cantore, produtore musical, multiartista, não-binárie, que, através da música, ativa sua cultura e ancestralidade no presente para além do imaginário sobre o que é ser uma pessoa indígena em contexto urbano. Com ancestralidade em terras uruguaias, nascide na Serra Catarinense e radicade na Serra Gaúcha, se identifica como um corpo transfronteiriço, filhe do encontro das Pampas com Mata Atlântica, carregando as memórias de antes mesmo dos seus avós.

Quartchêto (RS)

O Quartchêto é um grupo instrumental que fomenta a música brasileira feita no Sul do Brasil. O grupo tem 20 anos de carreira e, individualmente, cada integrante agrega ao conjunto solidez profissional, vasta experiência e pluralidade. Nas composições, ritmos muito conhecidos e ouvidos no Rio Grande do Sul e países vizinhos ganham o sotaque do choro, do jazz, da música de concerto, do samba e de outros gêneros que somam e se transformam em uma linguagem artística de infinitas possibilidades.

Instrumental Picumã (RS)

O Instrumental Picumã tem a proposta de retratar a música regional gaúcha com influências e fusões de outras culturas vizinhas ao Rio Grande do Sul. Com
acordeon, violão, flauta, contrabaixo e percussão, busca valorizar a música regional agregando a sonoridade do choro, da bossa nova e dos ritmos latinos,
como candombe, salsa e chacarera, além do afro-brasileiro.