Caxias do Sul 27/05/2022

Nasce em Caxias do Sul startup focada em democratizar o marketing digital

Agência busca descomplicar e baratear acesso a estratégias na internet para potencializar negócios
Produzido por Silvana Toazza, 17/08/2021 às 17:39:47
Nasce em Caxias do Sul startup focada  em democratizar o marketing digital
Eduardo Pezzi, Diego Ribeiro e Juliano Uecker unem talentos
Foto: Perphoto

Quando se pensa em marketing digital, evocam-se grandes empresas ou marcas que ganham projeção de vendas na internet. Mas esse cenário tende a mudar. Com o intuito de provar que marketing digital deixou de ser privilégio de potentes companhias, nasce em Caxias do Sul a Growth Digital, pertencente ao grupo Growth Buy.

A chegada da startup decorre de uma percepção de lacuna de mercado: faltam agências de marketing na Serra que atendam empresas menores, com um custo que caiba no orçamento e com acompanhamento e gestão profissional para auxiliar em resultados de venda.

“Queremos democratizar o acesso ao marketing digital. Criamos a melhor estratégia dentro da verba do cliente”, argumenta Eduardo Pezzi, CEO da Growth Buy, consultor, professor e palestrante mestre em Marketing, com 20 anos de experiência no segmento.

Ele se uniu a dois sócios, o gestor comercial Juliano Uecker e o cientista de dados Diego Ribeiro, para tirar do papel a Growth Digital e aproximar-se especialmente de micro e pequenas empresas, que representam 80% do mercado, mas que, na maioria das vezes, estão desassistidas de plataformas tecnológicas que ajudem a ampliar o alcance na internet, no e-commerce, nas redes sociais, revertendo em negócios e na fidelização de clientes.

A intenção é potencializar a eficiência das estratégias de marketing no que tange ao relacionamento e engajamento com vistas a edificar vantagem competitiva, fidelidade e lucratividade aos clientes.

Número de clientes já triplicou

A startup Growth Digital primeiramente traça um diagnóstico empresarial do cliente, estabelece um plano de comunicação digital, configura redes sociais, sites e e-commerces, com um modelo de negócio online de consultoria mais leve, flexível e com custo acessível.

Outro diferencial é que a rota de táticas e comunicação digital é testada e corrigida sempre que o alcance de vendas ou de projeção da marca não se efetivar. Uma vez que cada projeto é acompanhado pela gerência de contas da Growth, todo o mês são demonstrados os resultados, por meio de relatórios de desempenho e ajustadas as estratégias juntamente com a empresa.

A Growth Digital está sendo lançada oficialmente agora no mercado, mas teve um período anterior de testes de seis meses, quando o número de clientes mais do que triplicou, atraídos pelo modelo ágil, rápido e moderno, em que a companhia não precisa ter um setor de marketing e nem prestadores para cada tipo de demanda digital. Os setores atendidos são diversificados, abrangendo indústria, serviços, varejo e educação.

“Somos uma startup de marketing digital, só que já nascemos com mais de 20 anos de experiência e atendimento a mais de 500 clientes Brasil afora. Criamos um modelo simples que entrega o que é necessário para micro e pequenas empresas. Aplicamos as melhores práticas de comunicação e marketing digital para que as empresas possam ter uma presença digital e, assim, crescer e prosperar”, salienta Juliano Uecker, CMO (diretor executivo de marketing) da Growth Buy, mestre em inteligência de mercado e cultura da informação, e gestor comercial com mais de 15 anos de vivência em Marketing Estratégico.

“Ter presença digital não precisa ser caro, complicado e cheio de termos difíceis. Queremos que qualquer empresa ou pessoa que tenha um produto ou serviço possa alcançar, se relacionar e vender usando tudo o que o universo digital tem a oferecer de forma descomplicada e simples”, complementa Diego Ribeiro, CTO (diretor executivo de tecnologia) da Growth Buy e cientista de dados.

Fidelização dos clientes e recompra na mira

Outro objetivo da Growth é aumentar a fidelidade, recompra e recomendação dos clientes, a partir de uma análise com algoritmo próprio, com estratégias individualizadas e assertivas.

“As empresas perdem dinheiro gastando para atrair clientes e esquecem de reter aqueles que já estão na sua base, ou seja, os que já compraram. Estudos demonstram que 50% dos clientes que compram uma vez da empresa não voltam mais. A companhia faz um esforço gigante para atrair esse público, mas peca por falta de um relacionamento para entender o perfil de compra, dados da aquisição, estratégias e ferramentas de relacionamento preciso”, declara Eduardo Pezzi.

O sistema da startup permite ainda fazer uma previsão com base em técnicas avançadas de estatística e marketing que indica a data provável da próxima compra do cliente, prevendo o caixa e a necessidade de insumos. Hoje os índices de acerto da predição de vendas supera os 40%.

Ou seja, com tecnologia e algoritmos de inteligência exclusivos para entrega de informações relevantes, as estratégias comerciais e de marketing serão mais precisas e gerenciadas com indicadores de performance visuais e objetivos. Isso garante uma tomada de decisão eficiente e acurada, aumentando a fidelidade, recompra, conversão e tíquete médio das compras dos clientes.

Hoje, a Growth consegue resolver um grande desafio da área comercial, que é o tripé composto pelas questões: como gerenciar o que vender, para quem vender e quando vender?

“Imagina você gerir uma base de 4 mil a 5 mil clientes. Como saber qual oferta fazer para qual cliente? Nós conseguimos entregar isso de forma simples, rápida e objetiva”, afirma Juliano Uecker.

Principais problemas das empresas:

no Não conseguir fidelizar clientes

no Perder faturamento

noNão conhecer o comportamento de compra do seu cliente

no Gastar muito para conquistar novos compradores

no Não saber se o dinheiro gasto em propaganda deu retorno

Principais soluções oferecidas pela Growth:

yes Obtenção de eficiência absoluta da área comercial

yes Vender mais para clientes inativos

yes Criar ofertas direcionadas aos público-alvo

yes Aumentar o tíquete médio da aquisição

yes Evitar que os clientes parem de comprar

yes Estreitar relacionamento com a carteira de consumidores

yes Saber quando seus clientes comprarão novamente

Os fundadores da Growth Buy:

Eduardo Pezzi

Especialista e Mestre em Marketing e CEO da Growth.buy, com mais de 20 anos de desenvolvimento de estratégias em centenas de empresas de nível global como Buscapé Company e Governo Federal. Criador do conceito de marketing que é validado academicamente, dos 3 pilares do marketing digital e o livro Markethink. Atualmente é professor de MBA da ESPM, considerada melhor escola de Marketing do Brasil, keynote speaker, Business Development Strategist, especialista em Data Science Marketing, mentor de startups e pesquisador nas áreas de comportamento do consumidor, neuromarketing, futuro do marketing. Pensador Exponencial pela Singularity University e formação em Marketing Digital pela University of Illinois.

Juliano Uecker

CMO (diretor executivo de marketing) da Growth Buy. Especialista pelo IBRAMERC - SP e mestre em Inteligência de mercado e cultura da informação (UCS). Gestor comercial com mais de 15 anos de vivência em Marketing Estratégico com projetos voltados à inovação e desenvolvimento de canais de distribuição, viabilidade mercadológica de joint ventures e desenvolvimento de novos mercados. Professor há mais de 10 anos para cursos de graduação e MBA, com cursos de formação para analistas de Inteligência de mercado, voltado ao ambiente digital por meio de ferramentas opensource. Formação Internacional em Marketing pela Fundação Getulio Vargas/UCI Irvine University. Growth Hacker pela growthhack.com. Estudante de pós-graduação em Ciências de Dados pela UCS, com projeto de pesquisa voltado ao aprimoramento do Data Science no Marketing.

Diego Ribeiro

CTO (diretor executivo de tecnologia) da Growth Buy. Cientista de dados na Data Control Room, consultoria de ciência de dados aplicada ao Marketing e especializada em Web Analytics. Formado pela Data Science Academy, vem ampliando sua atuação na Serra Gaúcha desde 2015, aplicando técnicas de Text Mining e Análise de Sentimento. Em agências de Marketing Digital, aplicou algoritmos de Machine Learning para previsão de investimento/retorno em anúncios para e-commerce. Desenvolve análise para indústrias e varejos da região.

Mais informações, contatar pelo telefone (54) 98115-3737, com Juliano.