Caxias do Sul 18/05/2024

Música gaúcha invade a Serra em espetáculos gratuitos

Três cidades recebem o show “Os Campeiros: Dança e Música Sul-Brasileira”, em dezembro
Produzido por redação, 16/12/2021 às 08:59:49
Música gaúcha invade a Serra em espetáculos gratuitos
Unem talentos os artistas Espedito de Lima Abrahão Júnior, André Ribeiro, Espedito Abrahão e Marcelo Menezes
Foto: Gabriela Marcon

Neste mês de dezembro, a música campeira invade os espaços públicos da Serra Gaúcha. Celebrando seus 30 anos de carreira, o conjunto musical Espedito Abrahão & Os Campeiros apresenta o espetáculo “Os Campeiros: Dança e Música Sul-Brasileira”, de forma gratuita, à população serrana.

Serão três shows, em três municípios serranos: no dia 17 de dezembro (sexta-feira), às 19h, na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul; dia 19 de dezembro (domingo), às 19h30, em frente à Igreja Matriz de Veranópolis, e dia 23 de dezembro, às 19h, em frente à prefeitura de Paraí.

O espetáculo faz parte de projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, e busca valorizar e fomentar a identidade cultural do sul do País por meio da dança e da música. O evento terá performances do grupo Os Gaudérios e bailarinos do Espaço de Dança André Ribeiro.

A convivência com a cultura gaúcha desde a infância fez o compositor, cantor e músico Espedito Abrahão, 56 anos, nascido em Paraí, sonhar em fundar seu próprio grupo. Aos 19 anos, ele comprou seu primeiro violão, foi estudar música e passou a tirar seu sustento tocando em bailes. O sonho de ter um grupo foi concretizado em 1991 com a criação d’Os Campeiros. Hoje o grupo tem oito discos lançados e um DVD, gravado em 2014, no UCS Teatro, em Caxias do Sul.

A concepção do espetáculo “Os Campeiros: Dança e Música Sul-Brasileira” é de Abrahão e de seu filho, Espedito de Lima Abrahão Júnior, compositor e guitarrista d’Os Campeiros. Além das canções autorais do grupo Espedito Abrahão & Os Campeiros, o repertório dos shows inclui interpretações de outros compositores e músicos gaúchos.

O espetáculo terá cerca de duas horas de duração e será dividido em blocos, com execuções de clássicos de artistas consagrados do Rio Grande do Sul como Os Bertussi, Os Serranos, Os Mirins e Zé Mendes, além de milongas românticas, campeiras e músicas natalinas.