Caxias do Sul 29/06/2022

"Muros da Quebrada" reúne artistas nacionais do GRAFITI no bairro Beltrão de Queiroz

Ação no final de semana também marca a estreia do Café VIELAS
Produzido por redação, 23/06/2022 às 09:22:31
Excelência do talento do grafiteiro carioca Acme é uma das atrações do evento
Foto: DIVULGAÇÃO

A comunidade do bairro Beltrão de Queiroz, em Caxias do Sul, terá intensa programação cultural neste final de semana dos dias 25 e 26 de junho, das 8h às 16h. Além da realização de nova etapa do Projeto Mosaico na Quebrada, o Muros da Quebrada, com grafiteiros de todo o Brasil, haverá também a estreia de uma aromática alternativa para o público: o Café VIELAS.

O Muros da Quebrada propõe uma imersão artística no bairro, com a presença de 22 artistas selecionados pela equipe curatorial do Instituto SAMbA - que tem como presidente a arquiteta Jessica De Carli -, pelo produtor cultural do projeto, Chiquinho Divilas, juntamente com o grafiteiro caxiense Gustavo Gomes. No final de semana, serão realizados 22 graffitis em muros mapeados pela própria comunidade, além de promover a interação entre os artistas e o público.

A expressividade da obra do paulista Oito80 (Foto: Divulgação)

Entre os selecionados, estão nomes de destaque nacional e estadual, como Acme (Carlos Esquivel da Silva), da Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro; Oito80 (Tiago Morya Ishiyama), de São Paulo; Kelvin Koubik, de Porto Alegre, e Ana Scarceli, também da capital gaúcha. Diversos grafiteiros caxienses também foram contemplados, como Apa (Rafael Ferreira), Dora (Isadora Perim) e Omra (Arthur Teixeira).

Idealizado para fortalecer os laços de pertencimento dos moradores do Beltrão de Queiroz, o VIELAS Espaço Cultural será responsável pelo acolhimento dos artistas ao longo do evento e apresentará uma boa nova. Em parceria com o G+ Café Máquinas Profissionais de Café Filtrado, de Adriano Medeiros, o VIELAS Espaço Cultural oferecerá ao público um café de marca própria do Mosaico na Quebrada com valor simbólico de R$ 5, revertido para ações na comunidade. A ideia é que o espaço também disponibilize o café em futuros eventos.

Sabores e aromas do VIELAS como atração extra (Foto: Guilherme Medeiros)

A ação cultural conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) da Prefeitura de Caxias do Sul, apoio cultural do Instituto Elisabetha Randon, Viezzer Engenharia e da Orquídea Alimentos, que disponibilizará massas para os artistas e crianças da comunidade durante o fim de semana. Mesmo com chuva, a realização do Muros da Quebrada será mantida.

Lista completa de artistas selecionados para o Muros da Quebrada: Acme (Carlos Esquivel da Silva), Oito80 (Tiago Morya Ishiyama), Bina (Sabrina Brum), Stang (Vitor Hugo Dell Osbel), Ana Scarceli, Erick Citron, Reis (Felipe da Silva dos Reis), Ges (Guilherme Soares), Kelvin Koubik, Sikorski (Marcos Sikorsky), Apa (Rafael Ferreira), Rikardone (Ricardo Dias Moreira), Omra (Arthur Teixeira), Rieta (Fernanda Rieta Soares), Onze (Gabriel Dalla Rosa), Isa (Isabelle Ferreira), Dora (Isadora Perim), Sapo (Jones Marchett), Lisi (Lisiana Fangueiro da Silva), Sone (Lucas Cardoso Panozzo), Muri (Muriel Silva) e Zen (Vitória Caramori Rorato).

O detalhismo visual da obra do caxiense Apa (Foto: Divulgação)