Caxias do Sul 27/04/2024

Mostra “Arte em Gotas – Vendo o Invisível” estreia na Galeria Municipal de Arte

Exposição traz 34 obras da fotógrafa serrana Andrea Laybauer, de 7 de novembro a 9 de dezembro
Produzido por redação, 03/11/2023 às 08:55:09
Mostra “Arte em Gotas – Vendo o Invisível” estreia na Galeria Municipal de Arte
Obras são produzidas mediante a técnica splash, fotografando gotas de água em movimento
Foto: DIVULGAÇÃO

A fotógrafa Andrea Laybauer protagonizará, no dia 7 de novembro, terça-feira, às 19h, a abertura da exposição Arte em Gotas – Vendo o Invisível, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, na Rua Dr. Montaury, 1333, junto à Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, em Caxias do Sul. A mostra permanecerá em exibição entre os dias 7 de novembro e 9 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h.

“Arte em Gotas – Vendo o Invisível” contará com 34 fotografias na técnica splash, em que gotas d’água e outros líquidos em movimento são fotografados em close e, durante uma pequena fração de segundo, capturando as gotas em formatos inesperados, impossíveis de serem vistos a olho nu e que se assemelham a esculturas de vidro. Para destacar a técnica, também fazem parte da exposição uma explanação sobre o método e a reprodução de um estúdio em tamanho real.

A proposta de Andrea é convidar o público a expandir sua percepção. Ao lado de alguns dos 20 painéis de fotografias em grandes formatos, serão colocados quadros interativos com a pergunta “O que você vê?”. Entre as obras, estão as denominadas “fotos do som”. Serão dez fotografias feitas com músicas por meio da cimática, ciência que estuda a propagação da onda sonora por um material visível – nesse caso as gotas – e torna possível dar ao som uma característica que ele não tem: visibilidade.

SOBRE A ARTISTA

Andrea Laybauer é natural de Farroupilha, na Serra Gaúcha. Iniciou seus estudos acadêmicos na Universidade de Caxias do Sul e transferiu-se para São Paulo, onde concluiu sua graduação na Universidade Anhembi Morumbi e abriu um ateliê de artes. Participou de diversas manifestações, como a Bienal Internacional de Arte de Florença 2011 e a Bienal de Arte Internacional de Roma 2012, na qual foi premiada.

Já em 2013, de março a abril, painéis gigantes com suas fotografias da técnica splash ilustraram a Estação Clínicas do Metrô, em São Paulo. Expôs suas obras na Amsterdam Whitney Gallery, em Nova York, em 2014. Retornou a Caxias do Sul em 2018. Em maio de 2022, sua mostra “Gotas” fez parte da 24ª Surdolimpíadas de Verão, realizada em Caxias do Sul.