Caxias do Sul 27/04/2024

Miseri Coloni estreia novo espetáculo

Peça chega aos palcos em 11 de outubro, com ingressos gratuitos
Produzido por redação, 16/09/2023 às 11:06:44
Miseri Coloni estreia novo espetáculo
Nova montagem está nos ajustes finais para ir aos palcos
Foto: Cassiane Boff/Divulgação

“Miseri Coloni dá Voz ao Silêncio” é o título do novo espetáculo do grupo teatral caxiense Miseri Coloni, agendado para estrear no dia 11 de outubro, no UCS Teatro, com ingressos gratuitos.

No momento, o Grupo de Teatro Miseri Coloni, que possui mais de 40 anos de palco, está na fase de ensaios e ajustes finais, tendo presente o marco dos 150 anos de imigração italiana, que marcará o ano de 2025.

O dramaturgo Jorge Rein escreveu o texto da obra, focada no contexto dos anos 1920 e 1930, quando ocorreram as comemorações do Cinquentenário da Imigração Italiana, em meio a situações de conflitos e disputas políticas entre Ximangos e Maragatos no Rio Grande do Sul e a chegada ao poder do fascismo na Itália, tendo o desfecho com a Segunda Guerra Mundial. E dentro disso os imigrantes italianos fazendo sua história, com marcas importantes que permanecem vivas até hoje.

Na sequência da obra escrita por Jorge Rein, o protagonismo dos trabalhos passou para o diretor do espetáculo, Fábio Cuelli. Entre leitura do texto original, concepção do espetáculo e organização do elenco para o processo criativo, decorreram alguns meses. Segundo o diretor, “nesta montagem teatral reunimos relatos pessoais dos integrantes do Miseri Coloni e a partir deles reconstruímos fatos históricos, como a partida da Itália rumo ao Brasil, a construção de uma nova vida e os atritos políticos nacionais e internacionais que afetaram os imigrantes italianos e seus descendentes em solo gaúcho durante os últimos quase 150 anos”.

Foco da obra é na reconstrução de fatos históricos que afetaram a imigração (Foto: Cassiane Boff/Divulgação)

O trabalho movimenta mais de 40 profissionais entre atores, atrizes, técnicos e prestadores de serviços. Além de atores e atrizes integrantes do Miseri em outros espetáculos, a nova montagem conta com novos integrantes atores, atrizes, cantores e cantoras. O projeto tem financiamento do ProCultura da SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura - RS, com verba conquistada via Edital nº 16/2021 a Arte do Espetáculo, do FAC – Fundo de Apoio à Cultura.

Para obter os ingressos, acesse o link AQUI