Caxias do Sul 27/04/2024

Grupo UEBA abre celebrações de seus 20 anos com apresentações gratuitas

Espetáculo “Faísca D´Água” volta à cena a partir de 2 de março
Produzido por redação, 23/02/2024 às 06:53:28
Grupo UEBA abre celebrações de seus 20 anos com apresentações gratuitas
Peça teatral coloca frente a frente a natureza e a humanidade, passando mensagem sobre a preservação dos recursos naturais da Terra
Foto: Marcos Souza/Divulgação

O Grupo Ueba Produtos Notáveis completa 20 anos de estrada em 2024 e, para dar início às comemorações das duas décadas, que contarão com um intenso calendário comemorativo, a companhia caxiense com atuação no teatro, na literatura e no cinema lança o projeto de circulação do espetáculo Faísca D´Água.

Serão oito apresentações gratuitas para a comunidade, sendo cinco em parques e locais de convívio e lazer em Caxias do Sul. A apresentação de estreia do circuito acontece no dia 2 de março (sábado), às 17h, na Praça Dante Alighieri, seguida do Parque Getúlio Vargas (dos Macaquinhos), que receberá a peça no dia 3 de março (domingo), às 16h.

No dia 10 de março (domingo), às 16h, será a vez dos Pavilhões da Festa da Uva receberem o espetáculo, que passará, ainda, pela Feira Maesa Cultural, no dia 17 de março (domingo), às 16h, e pelo estacionamento da Universidade de Caxias do Sul, às 16h do dia 7 de abril (domingo).

Além disso, serão realizadas três apresentações em escolas da rede pública municipal próximas ao Centro Cultural Moinho da Cascata, sede do Grupo Ueba, contemplando alunos das escolas EMEF Paulo Freire, EMEF Machado de Assis e EMEF Arnaldo Ballvê.

Faísca D´Água é uma das mais recentes montagens autorais do repertório do Grupo Ueba, lançada em 2022. É um espetáculo cênico leve, lúdico e instigante, encantando o público de todas as idades com a utilização de elementos clássicos do teatro de rua, como pernas de pau, música ao vivo, adereços e bonecos gigantes manipulados pelo elenco. Com direção e dramaturgia de Jonas Piccoli, o espetáculo terá quatro atores em cena nas oito apresentações.

“Teremos um ano intenso e vibrante por conta dos 20 anos do Grupo Ueba e dos 10 anos do Moinho da Cascata, que é a nossa casa. O Grupo Ueba acredita que, por meio de um espetáculo cênico, é possível despertar a curiosidade em jovens e adultos sobre o folclore, mostrando que a cultura de um povo é resultado da sua história e diversidade”, destacam Jonas Piccoli e Aline Zilli, fundadores do Grupo Ueba.

As apresentações de Faísca D’água são um projeto idealizado e produzido pelo Grupo Ueba Produtos Notáveis, viabilizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, apoio cultural da Fundação Marcopolo e apoio do Centro Cultural Moinho da Cascata e da Universidade de Caxias do Sul.

Em caso de chuva, a programação poderá sofrer alterações, que serão comunicadas nas redes sociais do Grupo Ueba @grupoueba.

Apresentação de estreia do circuito acontece em 2 de março, na Praça Dante Alighieri
(Foto: Fabiano Knopp)

AGENDE-SE

laugh 02/03 – Praça Dante Alighieri, às 17h

laugh 03/03 – Parque Getúlio Vargas, às 16h

laugh 10/03 – Pavilhões da Festa da Uva, às 16h

laugh 17/03 – Feira Maesa Cultural, às 16h

laugh 07/04 – Estacionamento da Universidade de Caxias do Sul, às 16h

ENTRADA: Gratuita