Caxias do Sul 03/05/2024

Meta da Marcopolo: vender 400 ônibus elétricos para São Paulo em 2024

Caminho está aberto com a aprovação do modelo Attivi Integral para uso das operadoras de ônibus da capital paulista
Produzido por Silvana Toazza, 26/12/2023 às 15:41:07
Meta da Marcopolo: vender 400 ônibus elétricos para São Paulo em 2024
Ao longo de três meses, o Attivi Integral foi submetido a diferentes avaliações
Foto: Divulgação

O otimismo está no horizonte da caxiense Marcopolo, que fecha 2023 com mais uma conquista. O seu ônibus elétrico Attivi Integral, com chassi e carroceria próprios, acaba de ser aprovado pela São Paulo Transporte S/A (SPTrans) – responsável pela gestão do sistema de transporte público por ônibus – para ser utilizado pelas operadoras de ônibus da capital paulista. Abre-se então um caminho promissor.

Com a aprovação do veículo, a multinacional brasileira, que anunciou recentemente um investimento de R$ 50 milhões para a fabricação do ônibus elétrico na planta de São Mateus, no Espírito Santo, tem como meta comercializar 400 unidades do Attivi Integral para a cidade de São Paulo no próximo ano.

Após a aprovação do veículo, a Marcopolo inicia a fase de demonstrações do modelo para as operadoras de ônibus da capital paulista. Além da aprovação para a capital paulista, a Marcopolo já realizou testes do Attivi Integral em Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Salvador (BA) e Angra dos Reis (RJ). A companhia conta ainda com cerca de 700 ônibus elétricos e híbridos, feitos com chassis de parceiros, rodando pela Colômbia, Chile, Argentina e Austrália, além do Brasil.

Desempenho do Attivi em São Paulo

Ao longo de três meses, o Attivi Integral foi submetido a diferentes avaliações e conquistou excelente resultado na avaliação dos requisitos técnicos e está pronto para circular nas ruas da capital paulista. Inclusive, durante as avaliações, o sistema de ar-condicionado do ônibus também foi muito exigido e apresentou ótimo desempenho, permitindo uma temperatura de conforto aos passageiros e motorista.

Durante os testes, o veículo manteve a performance das 6h às 22h, de forma ininterrupta, com uma recarga noturna de bateria.