Caxias do Sul 27/08/2025

Marcopolo entrega ônibus elétricos articulados para Goiânia

Veículos de 23 metros elevam o padrão do transporte coletivo na capital de Goiás
Produzido por Silvana Toazza, 26/08/2025 às 10:26:02
Marcopolo entrega ônibus elétricos articulados para Goiânia
Modelos contam com chassi elétrico BYD e capacidade para até 158 passageiros
Foto: Marcopolo, divulgação

A caxiense Marcopolo se mantém em alta velocidade nas estradas da inovação, tecnologia e sustentabilidade. A fabricante de 76 anos entregou ônibus elétricos articulados para o BRT (Bus Rapid Transit, um sistema de transporte público urbano ágil e eficiente) de Goiânia. As quatro unidades do modelo Attivi Express, de 23 metros, elevam o padrão do transporte coletivo na capital de Goiás, marcando um avanço significativo na modernização do transporte público da cidade. Os veículos articulados foram projetados para operar no corredor Leste-Oeste, antigo Eixo Anhanguera, e representam uma solução de alta capacidade para o sistema.

Com chassi elétrico BYD e capacidade para até 158 passageiros, os ônibus articulados contam com tecnologia embarcada de última geração, incluindo ar-condicionado, Wi-Fi, poltronas City estofadas com portas USB, painel multiplex, itinerários eletrônicos, e câmeras com reconhecimento facial para monitoramento e segurança. O sistema de portas possui acionamento eletrônico com função antiesmagamento.

Redução de emissões

O design moderno e inclusivo contempla iluminação full LED, rampas de acessibilidade, espaço para pessoas com mobilidade reduzida e ambiente climatizado. A entrega dos veículos à capital do estado de Goiás é resultado de uma articulação estratégica entre a Marcopolo, os operadores locais e a Topline Bus, representante comercial da marca na região Centro-oeste. Essa atuação está alinhada às metas globais de redução de emissões e ao desenvolvimento de soluções de transporte cada vez mais sustentáveis.

Responsável pela operação do corredor Leste-Oeste, o Consórcio BRT Goiânia integra a estrutura da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) e atua na gestão da frota elétrica que atende a cerca de 180 mil passageiros por dia. Com 19 estações ao longo de 28 km, o sistema é um dos principais eixos de mobilidade da capital e está sendo modernizado com foco em eficiência, sustentabilidade e qualidade no atendimento à população.