Com aporte de R$ 51 milhões – o maior já direcionado pela companhia em um único projeto –, a Frasle Mobility inaugurou na quarta-feira (20/08) a subestação de energia própria para ampliação de capacidade produtiva em 25% na sua unidade de autopeças da marca Fremax em Joinville (Santa Catarina). A nova estrutura reduz as emissões de gases de efeito estufa no empreendimento e gera 100 novos empregos diretos. Estima-se que 2,4 mil toneladas de CO2 deixem de ser lançadas à atmosfera. A instalação da subestação vem para eliminar a necessidade do uso de geradores de energia.
O investimento em Joinville permitirá avançar na participação de mercado no Brasil e também atender à crescente demanda internacional, especialmente em regiões como a América Latina e os Estados Unidos. Construída em uma área de 4,8 mil metros quadrados, em terreno de 48 mil metros quadrados onde a unidade fabril está instalada, a nova subestação da Frasle Mobility atende às exigências regulatórias da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e à legislação ambiental.
A Frasle Mobility também irá doar à Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) a subestação de conexão utilizada até então pela unidade, ampliando a infraestrutura local e possibilitando novos pontos de distribuição de energia, conforme a necessidade da concessionária. A Fremax fornece discos e tambores de freio a grandes montadoras.