Caxias do Sul 18/05/2024

MARCOPOLO assina contrato de fornecimento de trens para o Chile

Produção está prevista para iniciar no primeiro semestre de 2023, abrindo oportunidades para tecnologia brasileira no exterior
Produzido por Silvana Toazza, 24/12/2022 às 13:48:54
MARCOPOLO assina contrato de fornecimento de trens para o Chile
Marcopolo reforça sua presença nesse filão no mercado externo
Foto: Arquivo Marcopolo  

Não é só de transporte de ônibus que o mercado é feito. A mobilidade ferroviária ganha força, e a Marcopolo reforça sua presença nesse filão no Exterior. A Marcopolo Rail, unidade de negócios da fabricante sediada em Caxias do Sul, anuncia contrato para o fornecimento de três composições de dois carros para a Empresa de los Ferrocarriles del Estado - EFE Trenes de Chile, organização pública responsável pela gestão da rede ferroviária daquele país.

“Os veículos serão bidirecionais, com cabines de operação em cada extremidade. As composições terão capacidade para transportar 223 passageiros, sendo 80 sentados e 143 em pé. Os modelos vão contar com climatização, espaço destinado para pessoas com mobilidade reduzida, além de um sanitário adaptado”, destaca Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail, especializada no desenvolvimento e produção de veículos ferroviários.

O contrato com o cliente chileno inclui o fornecimento de material rodante, peças de reposição e manutenção. As unidades chegarão com portas em ambas as laterais, poltronas com apoio de braço, portas USB e mesa dobrável no encosto. Para maior conforto térmico, os trens terão sistema de ar-condicionado independente para cada carro.


A produção está prevista para iniciar no primeiro semestre de 2023, no Complexo Industrial de Ana Rech, em Caxias do Sul (RS), em um pavilhão específico para a fabricação dos veículos ferroviários e vai atender todas as exigências de processos fabris.

Os trens deverão operar na linha Talca-Constitución, um circuito interurbano de transporte de passageiros de média distância, com 88 quilômetros de extensão e 11 estações. Atualmente, o ramal conecta as zonas rurais do vale central e da zona costeira, na região do Maule. O fornecimento dos trens ao Chile favorecerá a entrada em outros mercados da América Latina, com possibilidade de expansão da mobilidade sobre trilhos.