Caxias do Sul 24/04/2024

LED ZEPPELIN garante propriedade sobre sua "escadaria para o céu"

Justiça dos EUA decidiu a favor da banda inglesa a questão que discutia direito autoral de clássico do rock
Produzido por Marcos Fernando Kirst, 06/10/2020 às 17:56:11
LED ZEPPELIN garante propriedade sobre sua
Os Zeppelins John Paul Jones, Robert Plant e Jimmy Page
Foto: DIVULGAÇÃO

POR MARCOS FERNANDO KIRST

A data de 6 de outubro de 2020 estampou um largo sorriso nas faces do vocalista Robert Plant, do guitarrista Jimmy Page e do baixista John Paul Jones (e talvez possamos flagrar o mesmo sorriso de satisfação e alívio na face do baterista John Bonham, que pegou a escada pessoal para o céu em 1980), os ex-integrantes vivos da banda Led Zeppelin. Isso porque, neste dia, solucionou-se em definitivo uma pendenga judicial que envolvia, desde 2014, a autoria de um dos maiores sucessos do grupo, a canção “Stairway to Heaven”.

A Suprema Corte dos Estados Unidos, onde a arenga estava estacionada, decidiu a favor da banda britânica que, agora sim, tem inquestionáveis e inatacáveis os seus direitos autorais sobre a música. O quiproquó começou quando a família do músico Randy Wolfe (1951- 1997), ex-guitarrista da banda norte-americana de rock Spirit, ingressou com um processo na Justiça afirmando que “Stairway to Heaven”, de 1971, seria um plágio, principalmente em seus acordes de guitarra, da música “Taurus”, da Spirit, composta em 1967.

Em 2016 a Justiça decidiu que não houve plágio, mas a família dele recorreu e, agora, está batido em definitivo o martelo em favor do Led Zeppelin. Não é a primeira vez que astros do rock se veem envolvidos na constrangedora situação de serem acusados de terem “roubado” notas e acordes de outros para compor seus megassucessos. O Beatle George Harrison (1943 – 2001) viveu dor de cabeça semelhante na década de 1970, em relação a seu hit “My Sweet Lord” (leia detalhes sobre esse episódio AQUI).

SENTE O SOM das músicas do Led Zeppelin e do Spirit:

STAIRWAY TO HEAVEN

TAURUS