Caxias do Sul 24/04/2024

Jovens vozes em coro sonorizam as ruas

Apresentações ao ar livre do Coro Juvenil do Moinho/UCS reúnem repertório de dois espetáculos
Produzido por redação, 21/11/2021 às 10:05:32
Jovens vozes em coro sonorizam as ruas
Foto: Fábio Schmidt

Marcando a retomada de suas apresentações presenciais, o Coro Juvenil do Moinho/UCS volta à cena com o Projeto COJmo na Rua.

Por ora, já são duas apresentações agendadas: dia 26 de novembro o grupo estará na Praça Dante Alighieri, na abertura da 37ª Feira do Livro de Caxias do Sul e, dia 5 de dezembro, no espaço A Cabana, integrado à programação do Natal de Ana Rech.

Com um repertório que revisita os espetáculos Moinho Nômade e Contrapontos, incluindo uma canção inédita – Barbamedley, um arranjo com citações de três canções do grupo Barbatuques em homenagem ao músico Fernando Barba –, as apresentações têm músicas como Triste, Louca ou Má, do grupo Francisco El Hombre, , de Tom Zé e Elton Medeiros, Oração ao Tempo, de Caetano Veloso, e Fatou Yo, do tradicional cancioneiro senegalês. Os concertos terão acompanhamento de Bruno Borges ao piano e percussão de Giovane Albarello.

As canções desse projeto foram escolhidas para marcar a retomada gradativa dos ensaios, resguardando protocolos de biossegurança. O Coro Juvenil do Moinho/UCS é um grupo independente que investe numa prática coral multifacetada, oferecendo atividades gratuitas a jovens cantores com ou sem experiência vocal.

Em sua proposta de trabalho, o COJmo propõe repertório e arranjos pensados sob medida para o grupo, buscando afinar-se conceitual e musicalmente em suas cenas e discursos. Atualmente, o coro conta com um elenco de 41 integrantes, além da equipe de profissionais da área artística, monitores de ensaios, produção cultural e músicos instrumentistas.

A apresentação em Ana Rech contará com abertura da DJ Gabriela Demore, discotecando músicas do projeto Não Fuja da Baia. Neste dia, em caso de chuva, o concerto será transferido para 18 de dezembro.

O Projeto COJmo na Rua tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural das empresas Randon.

O Coro foi criado por sua regente e diretora artística Cristiane Ferronato e atualmente é composto pelos seguintes integrantes:

Sopranos: Bárbara Brito Sponga, Carolina V. Medina Savedra, Caroline Piccoli, Daniela Carraro Ravizzoni, Kamilly Noronha, Luana Marasca, Luiza Ebert de Oliveira, Luiza da Silva Laurini, Miraci Jardim, Susiana Settim.

Mezzo Sopranos: Ana Sofia Marques Abreu, Bruna Bossle, Caroline Nunes Pereira, Gabriela Javornik, Júlia da Costa Turella, Lara de Aguiar Campos, Monique Manoela Mano, Rúbia Crepaldi.

Contraltos: Anna Carolina Pasquali, Carolina Mantovani da Silva, Isabela Terra Aguiar, Joana de Paula Ventura, Juliana de Paula Viganó, Manuela Rettore, Nicole Oliveira Peruzzatto, Simone Laura Cemin.

Tenores: Bruno Bertoldi, Eduardo Barcarol dos Santos, Guilherme Andreola de Aguiar, Kauã Marcus Silva, Matheus CaregnatoSacchet, Paulo H. Panazzolo de Albuquerque, Pierre Jonson de Oliveira Ribeiro, Thomas Gabriel Rebés da Silva, Vinícius Agliardi.

Barítonos/Baixos: Emanuel de Lucena Scheifler, Gabriel Marotto Alves, Gregor Dimitri Teixeira Karoleski, Leonardo da Silva Pellin, Mateus Pires Cunegatto, Otávio Zuliani.