Caxias do Sul 19/04/2024

“GENI” sobe ao palco na Casa das Etnias

Espetáculo teatral musical marca a estreia da primeira turma de Teatro Musical formada pela Central das Artes, de Caxias do Sul
Produzido por Marcos Fernando Kirst, 05/10/2021 às 09:12:15
“GENI” sobe ao palco na Casa das Etnias
Peça original é baseada em música famosa de Chico Buarque
Foto: Rafaela Caporale

POR MARCOS FERNANDO KIRST

Quem for, perceberá que terá valido a pena esperar por mais de meio ano. A estreia do espetáculo “Geni”, a cargo da primeira turma de Teatro Musical formada pela Central das Artes, de Caxias do Sul, finalmente sobe ao palco nos dias 16 e 17 de outubro, na Casa das Etnias, em Caxias do Sul (Avenida Independência, 2542, bairro Panazzollo).

A peça havia sido inicialmente programada para estrear em março deste ano, porém, o recrudescimento, na época, das medidas de combate à pandemia, obrigou o adiamento da programação que, agora, enfim, chega ao público, sedento por arte e cultura. No dia 16 (sábado), o espetáculo tem início às 20h30 e, dia 17 (domingo), às 18h. Ingressos a R$ 20, reservados antecipadamente pelo fone/whatsapp (54) 98145-1023, com Jacque.

A montagem vem sendo preparada há mais de um ano e meio pela equipe envolvida e arregimentada para a produção de “Geni”, espetáculo em que os atores interpretam, cantam e dançam a trama, em um roteiro original de autoria da atriz Jacqueline Aires, diretora e proprietária da Central das Artes.

A peça é baseada na música “Geni e o Zeppelim”, de Chico Buarque de Hollanda, que fez sucesso no espetáculo “Ópera do Malandro”, de 1978. A personagem é pinçada da trama de Chico para receber um enfoque especial que busca lançar luz a toda uma categoria social oprimida pelos três pilares da sociedade: a Igreja, o Poder e o Dinheiro. Dez músicas de Chico Buarque estão presentes no repertório, ajudando a conduzir a trama.

A androginia de Geni se faz detectar pelo fato de dois artistas (um ator e uma atriz) representarem a personagem em cena. “É um tema pesado, do início ao fim, mas os seis atores que estão em cena seguram muito bem o desafio. Tudo fruto de muito empenho e dedicação desde março do ano passado, quando tivemos de começar os ensaios e os exercícios preparatórios ainda via online, sem podermos ter contato interpessoal. Essa peça representa a superação de todos os envolvidos, guerreiros cientes da importância vital da arte como motor propulsor da compreensão da vida”, explica a diretora e autora do texto, Jacqueline Aires.

A preparação dos cantores e a direção musical do espetáculo são assinadas por Luiza Pezzi. Rafaela Caporale responde pela preparação de dançarinos e pela direção coreográfica. A preparação de atores e a direção geral estão a cargo de Jacqueline Aires. O elenco é composto por Clara Sousa, Dionny, Luiza Renosto, Mike Almeida, Pedro Henrique Engster e Rodrigo Bechara.

A Central das Artes é uma cooperativa cultural criada por Jacqueline em Caxias do Sul em 2013, focada no ensino em quatro áreas artísticas: música, dança, teatro e canto. Sua sede localiza-se na Rua Dr. Montaury, 1441, no Edifício Reynolds. “Geni” é a primeira peça no gênero teatro musical produzida por seus alunos.

Jacqueline Aires é atriz profissional, formada em Teatro pela Universidade Federal do Pará, em Belém. Nascida em Fortaleza, a cearense radicou-se em Caxias do Sul em 2010 para aqui dar sequência a seu projeto de respirar arte e levá-la ao público. Uma mostra significativa dessa entrega poderá ser apreciada nas duas sessões de “Geni” na próxima semana.

“GENI” – TEATRO MUSICAL

ELENCO

Clara Sousa e Dionny (Geni)

Luiza Renosto (Beata Marta)

Mike Almeida (Prefeito)

Pedro Henrique Engster (Banqueiro)

Rodrigo Bechara (Padre e Comandante)