Caxias do Sul 17/05/2024

Galópolis recebe estudo para fomentar o turismo

Plano Turístico e Territorial será apresentado à comunidade do bairro na segunda-feira, dia 12
Produzido por redação, 08/12/2022 às 09:33:34
Galópolis recebe estudo para fomentar o turismo
Instituto Hércules Galló é uma das quatro entidades proponentes do trabalho
Foto: Marcelo Donadussi

Durante todo o ano de 2022, quatro marcas que acreditam no potencial de Galópolis como um destino turístico cultural trabalharam ao lado da comunidade para construir o Plano Turístico e Territorial de Galópolis, que será apresentado nesta segunda-feira, às 19h, no salão Sindigal Festas (BR-116, 878 – Galópolis). O evento é aberto ao público e representa o encerramento da primeira fase de um projeto que vem sendo sonhado há uma década.

O Instituto Hércules Galló (IHG) é uma das quatro entidades que se denominam como apoiadoras do plano turístico. Desde que conheceu Galópolis, em 2019, e reconheceu o potencial citado por Galló, o diretor do Grupo Somos.RS, Thomas Fontana, passou a alimentar o mesmo sonho. À frente de uma série de marcas que trabalham pelo desenvolvimento do Rio Grande do Sul a partir da indústria do turismo, Fontana aproximou-se do IHG e trouxe com ele outras duas: Sicredi Pioneira e Sebrae RS. Foram essas quatro empresas que, há um ano, começaram a transformar o sonho em realidade.

A partir da concretização das ações propostas, Galópolis terá tudo que precisa para se consolidar como mais um destino turístico dentro da Serra Gaúcha. Esses pontos serão apresentados na segunda-feira, assim como intervenções consideradas importantes nas vias públicas e em fachadas. O apoio da Prefeitura de Caxias do Sul foi confirmado em diversos encontros e, recentemente, o plano foi apresentado para a vice-prefeita, Paula Ioris, e diversos secretários.

Com a fase um concluída, o plano será entregue à comunidade por meio de uma apresentação dos trabalhos e um link com todos os documentos produzidos. O plano de ação montado pelas marcas apoiadoras prevê os passos a serem dados a curto prazo, ou seja, já a partir de 2023. A visão do potencial, porém, já está desenhada para mais longe. “Estimamos que, com o plano posto em prática, podemos chegar a 300 mil visitantes no quinto ano de operação”, adianta o diretor do Instituto Hércules Galló, Renato Solio, referindo-se a 2027.