Caxias do Sul 02/05/2024

Fotos do projeto “Ver o Outro” chegam à Praça do Trem

Mostra de imagens sobre a cultura dos imigrantes senegaleses poderá ser visitada de sexta-feira a domingo
Produzido por redação, 01/12/2022 às 07:54:44
Fotos do projeto “Ver o Outro” chegam à Praça do Trem
O olhar dos novos imigrantes sobre a cidade é o foco da mostra
Foto: Franciele Oliveira

A exposição fotográfica do projeto “Ver o outro - As famílias senegalesas muçulmanas na Serra Gaúcha”, estará integrada à cidade pela última vez neste final de semana, na Praça do Trem, em Caxias do Sul.

De sexta-feira (2) a domingo (4), os painéis que contam um pouco sobre a cultura desses imigrantes que adotaram Caxias do Sul estarão disponíveis para que a comunidade veja e interaja, uma vez que alguns deles provocam os visitantes a responderem perguntas ou refletirem sobre si mesmos. O “Ver o outro - As famílias senegalesas muçulmanas na Serra Gaúcha” é um projeto realizado pelo Movi - Saberes e Fazeres Migrantes e financiado via Pró-cultura RS - Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Durante o tempo de realização do projeto, que chegou às ruas em outubro, a cidade também recebeu lambes com frases ditas por senegaleses como Franciele Oliveira, uma das coordenadoras do trabalho. Os dizeres que foram produzidos e colados pela artista Rieta foram captados em um trabalho de pesquisa realizado entre 2018 e 2021.

Lambes com frases estão espalhados em postes pela cidade (Foto: Franciele Oliveira)

Para Franciele, é preciso abordar a imigração como um movimento natural, e projetos como este têm o objetivo de criar um caminho para que os imigrantes passem a se perceber nesse lugar. “Caxias do Sul recebe migrantes não apenas de outros países, mas também de dentro do Brasil, somos uma população de migrantes, por isso, o primeiro totem da exposição pergunta: ‘E você, é um outro de que lugar?”, completa ela. Uma caneta está à disposição para que o público escreva e se perceba como um imigrante também.

Para conferir a exposição virtualmente e ver em um mapa onde estão colados os lambes, basta acessar este link AQUI. O público também é convidado a caminhar pela Avenida Júlio de Castilhos até São Pelegrino mantendo o olho nos postes. Os lambes estarão pelo caminho, e a exposição, aguardando na praça.