Caxias do Sul 25/04/2024

Feira Maesa Cultural passa a ser instituição de Caxias do Sul

Projeto de lei foi sancionado pelo prefeito Adiló Didomenico, em meio à população, na Rua Plácido de Castro
Produzido por redação, 18/07/2022 às 10:01:38
Feira Maesa Cultural passa a ser instituição de Caxias do Sul
Prefeito Adiló Didomenico sanciona lei que institui a Feira Maesa Cultural
Foto: Rodrigo Rossi

A Feira Maesa Cultural ganha status oficial de instituição de Caxias do Sul. Sim. O projeto de lei foi sancionado pelo prefeito Adiló Didomenico na tarde deste domingo (17/07), em meio à população, na Rua Plácido de Castro, junto ao patrimônio histórico tombado que já abrigou a Metalúrgica Abramo Eberle SA, símbolo da potência industrial caxiense no século XX.

Com pouca formalidade e grande circulação de público, o prefeito Adiló Didomenico sancionou o projeto de lei, com a assinatura do texto que estipula a realização do evento no terceiro domingo de cada mês (duas edições já foram promovidas), com expositores e atividades, a exemplo de ontem.

Em paralelo, cerca de 350 pessoas participaram da visitação guiada pelos pavilhões da antiga metalúrgica, que no auge chegou a empregar 7 mil pessoas, em ação realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

"É um momento de grande alegria para todos nós, que vamos, pouco a pouco, para fazer tudo da maneira correta, resgatando este espaço para a comunidade. São pouquíssimas as cidades no país que podem dispor de um local como este e é algo que precisa ser valorizado. Que bom que podemos contar com a força das nossas lideranças comunitárias para isso", declarou Adiló.

53 mil metros quadrados

O prédio da antiga Metalúrgica Abramo Eberle S/A (Maesa) foi declarado patrimônio histórico municipal em 2015. O acordo de doação pelo Estado prevê que o complexo de 53 mil metros quadrados se destine a uso público com finalidade cultural, de equipamentos públicos e de funcionamento de órgãos públicos, preservando as características arquitetônicas e culturais do patrimônio.

A Administração Municipal também esteve representada pelos secretários de Cultura, Aline Zilli; Parcerias Estratégicas, Maurício Batista da Silva; Turismo, Enio Martins; Meio Ambiente, João Osório Martins; Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Élvio Gianni; de Governo, Grégora Fortuna dos Passos; e pela presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Katiane Boschetti da Silveira.

A representação do Grupo Gestor do complexo se completou com as presenças do presidente da Associação Amigos da Maesa, Paulo Sausen, do presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter, da presidente da Câmara Municipal, Denise Pessôa, e dos vereadores Rafael Bueno, Lucas Caregnato e Estela Balardin.

A Feira Maesa Cultural é promovida por meio de parceria da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), da União das Associações de Bairros (UAB), da Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos, Sindiserv e Ação Cidadania.

A saber: no momento, dois consórcios estão habilitados a desenvolver modelagem de ocupação desse patrimônio histórico e entregar os estudos à prefeitura de Caxias do Sul até dezembro deste ano, no âmbito do conceito de parcerias público-privadas (PPPs).

Leia também:

A hora e a vez dos 'Eberles' do século XXI

Restauro da Maesa, nova esperança no horizonte