Caxias do Sul 26/04/2024

Faltou John, mas, mesmo assim, parecia os Beatles outra vez

Os Beatles nunca mais tocaram juntos desde o fim do grupo, em 1970. Mesmo assim, em 1994, George, Ringo e Paul deram uma palhinha para os saudosistas
Produzido por Marcos Fernando Kirst, 09/04/2020 às 08:23:53
Faltou John, mas, mesmo assim, parecia os Beatles outra vez
Paul, George e Ringo, em 1994, durante o "Projeto Anthology"
Foto: Reprodução/Divulgação

POR MARCOS FERNANDO KIRST

Os Beatles nunca mais se reuniram para tocar juntos desde o histórico Concerto do Telhado, realizado em 30 de janeiro de 1969, em Londres, no topo do prédio da Apple, às vésperas do fim da banda (que quebrou definitivamente em 1970).

Terminado o grupo, cada um dos músicos seguiu carreira solo e, apesar de terem eventualmente participado como convidados das gravações de faixas em álbuns uns dos outros, ou aparecido para dar uma palhinha no show uns dos outros, eles nunca, jamais, nenhuminha vez sequer estiveram todos os quatro juntos (Ringo Starr, Paul McCartney, George Harrison, John Lennon) outra vez para tocar.

Daí John Lennon morreu em dezembro de 1980 e foi-se de vez o boi com a corda da esperança de uma reunião oficial dos Beatles, para tristeza de muita gente. No entanto, no ano de 1994, os três Beatles remanescentes se reuniram para, ao longo de dois anos, até 1996, produzir aquilo que ficou conhecido como “Projeto Anthology”, que consistiu no lançamento de um documentário televisivo narrando a história dos Beatles pelos próprios Beatles (as participações de John pinçadas de dezenas de entrevistas televisivas dele), um livro de resgate histórico luxuoso e o lançamento de três CDs duplos contendo sobras de estúdio, ensaios e versões alternativas do acervo musical da banda, um delírio para os fãs. Além disso, legaram dois brindes musicais que representavam duas músicas “inéditas” dos Beatles a partir de demos de John cantando ao piano, posteriormente musicadas pelos demais, mas isso fica para outro texto.

O legal é que, durante as dezenas de reuniões realizadas por Paul, George e Ringo devido ao projeto, houve alguns momentos em que eles se entusiasmaram e tocaram juntos, produzindo uma quase-reunião dos Beatles pós-Beatles (jamais completa porque, afinal, John seguia sempre faltando).

Mesmo assim, os fãs deliraram. Algumas dessas jam sessions foram realizadas na mansão de George Harrison em Londres (a famosa Friar Park), em 1994, e, apesar do tempo e de tudo o mais, o que se pode perceber é que a magia Beatle sempre reaparece quando dois ou mais Beatles se reúnem para tocar juntos.

Sente o som no link

https://www.youtube.com/watch?v=mxMqYElbVKo