Caxias do Sul 28/03/2024

FÁBULAS DO SUL, do Grupo Ueba, vai para a telona

Produção de causos e lendas do folclore gaúcho ganha versão cinematográfica irreverente e estreia no Youtube neste sábado, dia 26
Produzido por redação, 23/06/2021 às 09:02:33
FÁBULAS DO SUL, do Grupo Ueba, vai para a telona
A identidade do gaúcho, suas tradições e folclore, em uma releitura bem-humorada pela turma do Ueba
Foto: Bruno Kriger

A peça de teatro Fábulas do Sul, do Grupo Ueba Produtos Notáveis, vai para a telona a partir do próximo sábado, dia 26 de junho, às 19h. O projeto vai disponibilizar gratuitamente o filme de média-metragem no canal do Youtube do Grupo Ueba, para todo o público: www.youtube.com/grupoueba

Os causos e lendas apresentados em Fábulas do Sul – O Filme falam da identidade do gaúcho, de seu folclore e de suas tradições passadas de geração em geração, e o jeito irreverente do Grupo Ueba salpica uma pitada de humor para essa narrativa. O objetivo da produção é contribuir com conteúdos culturais relevantes na internet em tempos de pandemia, acessíveis para toda a família.

A história do filme leva ao público as principais fábulas da cultura gaúcha, resgatadas a partir de um trabalho historiográfico, incluindo lendas gaúchas e contos de Simões Lopes Neto, de forma criativa e lúdica. As histórias retratadas no média-metragem são A Casa do MBororé, Cobra Boitatá, Negrinho do Pastoreio, Surgimento do Chimarrão e A Salamanca do Jarau.

O espetáculo teatral foi criado em 2018 e já conta com mais de 100 apresentações, circulando por mais de 80 municípios do Rio Grande do Sul. É fruto de um edital de Caxias do Sul que premiou iniciativas por resgatar o folclore gaúcho por meio da encenação teatral. Em 2019, foi lançado o livro sobre o Fábulas do Sul que, em menos de um ano, teve sua primeira edição esgotada. Agora, é a vez de a história chegar às telonas.

Fábulas do Sul – O Filme é um média-metragem, com construção de roteiro novo e específico pensando no formato digital, diferente da peça teatral, com troca de cenários, diferentes cenas, gravação por cena e sem plateia. Trata-se de uma produção audiovisual de fato, para além de um registro de um espetáculo.

Produção nasceu no teatro, ganhou versão em livro e agora chega ao cinema (Foto: Bruno Kriger)

No elenco, Aline Zilli (atriz), Jonas Piccoli (autor e ator) e Pablo Beluck (ator). Elenco de apoio composto por Fernando Gomes, Maicon Lionço, Janio Nunes, Luíza Pezzi de Giulian Longa. Ilustrações a cargo de Fredy Varela. Na equipe técnica, Gabriela Demore, Bruno Kriger, Chico Maffei e Pitaya Ideias.

A produção é do Grupo Ueba Produtos Notáveis e Centro Cultural Moinho da Cascata, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura no Rio Grande do Sul (Pró-Cultura RS) e tem patrocínio da Central de Rações, Engefiltros e Orquídea Alimentos.