Caxias do Sul 27/04/2024

Exposição fotográfica “Mulheres do Além-Mar” chega a Caxias do Sul

Mostra multissensorial e inclusiva será lançada dia 10 de março, no Centro de Cultura Ordovás
Produzido por redação, 03/03/2023 às 08:42:03
Exposição fotográfica “Mulheres do Além-Mar” chega a Caxias do Sul
Foto: Nilva Damian e Sandra Puente

A exposição fotográfica multissensorial e inclusiva “Mulheres do Além-Mar” retrata a contribuição das mulheres açorianas na cultura do litoral de Santa Catarina.

A abertura será no dia 10 de março, às 19h, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo), a partir de uma visita guiada pelas fotógrafas Nilva Damian e Sandra Puente. A exposição segue no local até 9 de abril. Visitações nas segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.

A mostra resgata e valoriza o papel feminino da mulher açoriana e suas descendentes, evidenciando uma cultura tradicional – na terra ou no mar - passada de mãe para filha até os dias de hoje. Em 10 imagens impressas em papel fotográfico Hahnemuhle (tamanho 40 cm x 60 cm), são retratadas pescadoras, rendeiras, lavadeiras, rezadeiras e benzedeiras.

As mesmas imagens são apresentadas impressas através da técnica “Lithophane” (3D em alto relevo, tamanho 21cm x 15cm), com o objetivo de permitir às pessoas com deficiência visual a leitura da imagem por meio do contato tátil. A mostra inclusiva é complementada por um texto escrito em “braille”, contendo uma resenha da exposição.

(Foto: Nilva Damian e Sandra Puente)

Sobre as fotógrafas

Sandra Puente e Nilva Damian estão no mercado da fotografia desde que o analógico ainda predominava e se aperfeiçoaram com os recursos da tecnologia digital. Em comum, as profissionais têm vasta experiência em fotografia e o amor pela paisagem e pela cultura de Santa Catarina.

Em 2017, criaram a Dois Clicks Fotografias, em Florianópolis, onde residem, e, juntas, dedicam-se a trabalhos fotográficos autorais e nas áreas de publicidade (fotos empresariais, gastronomia, moda e arquitetura). Assinam o livro de fotografias "Ostras Coisas do Mar", lançado em 2019.