Caxias do Sul 28/03/2024

“Esperamos que possamos retomar a bandeira laranja”, diz presidente do Sindilojas de Bento

Daniel Amadio não se conforma com a decisão do governo, que fecha o comércio, mas diz que os esforços são no sentido de sair da bandeira vermelha
Produzido por redação, 17/06/2020 às 16:14:12
“Esperamos que possamos retomar a bandeira laranja”, diz  presidente do Sindilojas de Bento
Presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio
Foto: divulgação

O setor lojista dos 49 municípios que integram a região de Caxias do Sul lutaram, questionaram e pressionaram o governador a recuar em relação à bandeira vermelha, que passou a vigorar na última segunda-feira, fechando lojas, academias, shoppings e reduzindo o contingente de trabalhadores no setor produtivo.

Mas a região de Caxias do Sul, assim como a de Uruguaiana, não conseguiu apresentar números envolvendo casos de Covid-19 e hospitalizações que justificassem o recuo. Portanto, a bandeira vermelha continua valendo e nova rodada de atualização do governo gaúcho entra em vigor na próxima terça-feira, não mais em 15 dias, o que encurta o tempo para a região correr atrás e tentar reverter a decisão.

Apesar de inconformado com a decisão do governador Eduardo Leite em manter a Serra na bandeira vermelha, o Sindilojas Regional Bento alerta os comerciantes para que não desobedeçam as exigências, a fim de evitar advertência, multa e até responder criminalmente.

A seguir, algumas frases de Daniel Amadio, presidente do Sindilojas Regional Bento, sobre esse cenário:

“Ainda não entendemos e não aceitamos a bandeira vermelha para nossa região. Acompanhamos os dados epidemiológicos diariamente e nossa estrutura hospitalar não está comprometida. Aliás, vem melhorando nos últimos dias. Além disso, nossas empresas estão empenhadas em seguir todos os cuidados necessários para evitar o contágio. Temos consciência do papel que está em nossas mãos e da responsabilidade empenhada. Isso não é brincadeira.”

“Será mais uma semana sem vendas. Não esperávamos por isso. O Sindilojas não vai se furtar de trabalhar para reverter esta situação, além de continuar buscando ferramentas e soluções para enfrentar este desafio. Não podemos aceitar que esta realidade se estenda por mais dias, porém não temos outra alternativa senão a de cumprir a legislação. Serão poucos dias até a nova medição.”

“Estamos diuturnamente dedicados a este assunto, unindo forças com todas as entidades afins, além do Poder Público. As perdas estão se acumulando, agravando a situação. Esperamos que possamos retomar a bandeira laranja. Seguiremos orientando os lojistas a cumprirem o decreto, seguindo os protocolos, mesmo sendo contrários a esta decisão. Também estamos buscando novas tecnologias para oferecer novas alternativas para a sobrevivência das empresas.”