Quando a teoria transforma-se em projeto prático que melhora a eficiência da indústria e ganha não só aplausos, mas a cobiçada Medalha de Ouro na Olimpíada de Empreendedorismo 2025, que ocorreu nesta semana (dias 8 e 9 de dezembro), em São Paulo.
Quem subiu ao palco com o feito inédito em sua primeira participação nesse evento foi a Tecnoway, equipe de robótica da Caminho Rede de Ensino, de Caxias do Sul. Os integrantes Bernardo Krauspenhar Paganin, Vitor Lorenzo Cerutti e Otávio Susin Horn, do Ensino Médio da escola, receberam a premiação máxima ao apresentar a Metalyics, startup que traz soluções de Inteligência Artificial para o setor metalúrgico, sendo a Serra Gaúcha detentora do segundo polo nacional, só atrás do ABC Paulista.
Percurso e desafios
Para chegar à etapa final da Olimpíada, os estudantes passaram por duas fases: um pitch (apresentação curta e convincente) entre as startups da escola e, após serem selecionados, enviaram um vídeo para um grupo de especialistas (banca técnica) votarem e escolherem quais startups de todo Brasil seriam finalistas. Das 20 equipes finalistas na categoria Ensino Médio, a Tecnoway ficou em 4º lugar e recebeu Medalha de Ouro. Como prêmio, eles também ganharam o acompanhamento da incubadora Tecvitória, que prevê capacitações e mentorias para apoiar o processo de melhoria e escalabilidade da Metalyics.
A classificação com a Medalha de Ouro ainda possibilitou um pitch ao vivo da equipe durante a Olimpíada de Empreendedorismo com grandes investidores, como Daniel Molo, youtuber, empreendedor e investidor; e Matheus Tomoto, empreendedor digital e especialista em intercâmbios. Os estudantes puderam apresentar o produto, esclarecer dúvidas e gerar contatos diretamente com empresários que conheceram melhor o projeto.
POTENCIAL DE MERCADO
“Na primeira participação nessa Olimpíada, ganhamos medalha de ouro, mentoria com uma empresa especializada e a possibilidade de conhecer grandes investidores do país que trabalham com startups. São empresários renomados, como Carla Paiffer, um dos tubarões do reality show de empreendedorismo Shark Tank, com quem puderam trocar ideias diretamente. Foi uma experiência incrível que vai agregar muito para os integrantes e para a equipe como um todo”, comemora Gabriela Flores, coordenadora de Tecnologia Educacional da Caminho.
A Metalyics nasceu para resolver problemas reais da metalurgia com tecnologia. O software desenvolvido combina dados reais da indústria, simulações inteligentes e algoritmos de otimização para ajudar gestores e analistas a tomar decisões mais rápidas e eficientes, prevendo a perda de matéria-prima e otimizando o tempo de produções. O Centro Tecnológico Randon (CTR) foi o primeiro apoiador da startup, permitido que o protótipo pudesse ser testado a partir de suas métricas.