Caxias do Sul 29/03/2024

Da primeira frigideira wok, em 1988, a 340 itens hoje: o sucesso de uma marca caxiense de panelas

"Empreender é desafiador em qualquer período", revela executiva, ao anunciar a ampliação da fábrica para produzir 1 milhão de peças ao mês
Produzido por Silvana Toazza, 26/11/2020 às 14:42:22
Da primeira frigideira wok, em 1988, a 340 itens hoje: o sucesso de uma marca caxiense de panelas
Angela Bergamaschi Geremia é gerente de Marketing e Atendimento Comercial da Multiflon
Foto: Divulgação

A pandemia trouxe apreensão e jogou um balde de água gelada em muitas empresas num ano que se apresentava promissor. Mas a mudança de comportamento do consumidor, por conta da Covid-19, também aqueceu alguns setores.

As pessoas passaram a ficar mais em casa e a cozinhar também, o que garantirá que a marca caxiense de panelas e acessórios Multiflon, por exemplo, feche o ano com crescimento de 30% e reforço no time de funcionários, com a abertura de mais um turno de trabalho.

Não só isso: a grande demanda, incluindo os canais digitais, deu gás para a empresa amadurecer um projeto de ampliação de área fabril para 8,5 mil metros quadrados, o que possibilitará a produção de 1 milhão de peças ao mês.

A Multiflon é uma grife referência na produção de panelas e acessórios para forno e fogão em alumínio certificado, com antiaderentes ecológicos. Seu portfólio é recheado com 340 itens.

Recentemente, a indústria lançou uma linha de panelas especiais para fogões de indução eletromagnética, um nicho aquecido e em expansão no Brasil. As peças, em alumínio, contam com um fundo em aço inox. Internamente, ganham uma serigrafia que reproduz o desenho das ondas eletromagnéticas.

Essa novidade foi testada e aprovada pelos chefs participantes da segunda temporada do Top Chef Brasil, recém-exibido na Record TV e agora em reapresentação pelo Sony Channel.

Nesta entrevista exclusiva à seção “Conversa Afiada”, Angela Bergamaschi Geremia, gerente de Marketing e Atendimento Comercial da Multiflon, fala do momento de desafios e conquistas vivido pela empresa:

De que forma a pandemia impactou nos negócios da Multiflon?
A pandemia manteve as pessoas em casa. Voltadas para o lar, elas passaram a consumir mais artigos domésticos, como um todo, e passaram também a cozinhar mais, por necessidade ou prazer. Isso trouxe um impacto muito positivo na demanda de nossos produtos. Por outro lado, a queda na produção de matérias-primas e componentes trouxe dificuldades de fornecimento, além de um significativo aumento de preços desses materiais. Nossa demanda cresceu, mas também os nossos custos. Tem sido um ano muito desafiador.

Qual a estrutura atual em termos de produção e funcionários?
Atualmente, a Multiflon produz cerca de 700 mil peças por mês, com 120 funcionários, numa planta de 6 mil metros quadrados.

Foi preciso demitir?
Num primeiro momento, procuramos todas as alternativas possíveis para evitar demissões e manter todo o nosso quadro. Conseguimos reduzir as demissões ao mínimo. Felizmente, com o aumento da demanda, logo nos meses seguintes fizemos novas contratações e incrementamos em 20% o número de funcionários.

Que estratégias foram desenvolvidas para subverter o momento?
A primeira preocupação foi estabelecer um plano de contingência para o retorno gradual das atividades internas, de forma segura. Todas as viagens e visitas foram suspensas e o time comercial passou a atuar remotamente, mantendo contato com os clientes, entendendo a necessidade de cada um, auxiliando–os a superarem os desafios que o momento estava impondo.

Quais os principais mercados atuais?
Somos mais presentes em lojas físicas nas regiões Sul e Sudeste, mas atendemos todo o território nacional, através das vendas online. Estamos nos maiores marketplaces do país, que reúnem as principais redes de varejo que atuam no Brasil. Também atendemos o consumidor final por meio do nosso canal próprio de e-commerce (www.multiflonstore.com.br). Externamente, o nosso maior mercado ainda é a Argentina, apesar dos grandes problemas que aquele país vem enfrentando. A Multiflon se consolidou como uma das marcas de panelas mais lembradas pelo consumidor argentino.

Qual o produto vedete de vendas?
A Frigideira Wok ou Oriental foi o primeiro produto fabricado pela Multiflon, em 1988. Inclusive, fomos a primeira indústria nacional a produzir esse tipo de frigideira no Brasil, contribuindo para difundir por aqui esse utensílio de tradição milenar. Hoje, produzimos a Frigideira Wok em diferentes versões, seguindo como a nossa campeã de vendas. Vale ressaltar que é um produto ‘curinga’ na cozinha, que se adequa ao preparo de vários tipos de receitas, além das tradicionais de culinária asiática.

De que forma as ferramentas online têm contribuído?
A tendência do online foi acelerada pela pandemia. As viagens do time comercial para reuniões com compradores e visitas de fornecedores foram substituídas por reuniões remotas, com auxílio dessas ferramentas. Também reformulamos nossos canais digitais, com o lançamento de uma nova plataforma integrada. Com uma arquitetura desenhada para atender tanto ao cliente varejista quanto ao consumidor final, o novo www.multiflon.com.br proporciona uma navegação ainda mais intuitiva. Com poucos cliques, é possível encontrar e classificar as panelas e utensílios para forno e fogão, usando diversos filtros: por tipo de antiaderente, por categoria de produtos e por linhas. No mesmo portal, também é possível acessar a www.multiflonstore.com.br, loja própria da marca, que ficou ainda mais moderna. A Multiflon também lançou um blog, com dicas exclusivas sobre o universo culinário e gastronômico e conteúdos das influenciadoras digitais que utilizam e recomendam a marca.

Quais os planos de expansão?
A Multiflon ampliou e segue ampliando sua capacidade produtiva, através de aquisição de novos equipamentos e abertura de mais um turno de trabalho. Além disso, temos um projeto de ampliação de área para 8,5 mil metros quadrados, o que possibilitará a produção de 1 milhão de peças/mês.

2020 será de crescimento?
Sim, estimamos crescer 30% em relação a 2019.

A empresa tem atuado com exportações?
A empresa é tradicionalmente exportadora e tem se consolidado no mercado latino-americano.

Que dicas daria a empreendedores apreensivos com o momento de incertezas?
Empreender é desafiador em qualquer período. Incertezas sempre existirão. Alguns momentos são mais desafiadores que outros. É fundamental estar sempre atento aos movimentos do mercado, ao caixa da empresa e às pessoas que nela trabalham. Todo crescimento tem de ser sustentável e deve ser fruto de um planejamento estratégico muito bem construído.

Alguma outra consideração que julgue importante?
A pandemia provou que tudo pode mudar de um momento para outro. Encaramos novos desafios que jamais poderíamos ter imaginado. Excesso de demanda era algo que não poderíamos imaginar. Sabemos que precisamos estar preparados para qualquer cenário e, para isso, necessitamos de um time comprometido e coeso. Sem as pessoas que trabalham e dão o seu melhor todo o dia, nessa empresa nada seria possível.