Caxias do Sul 28/04/2024

Criador da tira “Calvin e Haroldo” volta à ativa

Quadrinista norte-americano Bill Watterson encerra aposentadoria e promete novo trabalho para outubro
Produzido por Marcos Fernando Kirst, 27/02/2023 às 08:04:51
Criador da tira “Calvin e Haroldo” volta à ativa
Livros com as tirinhas de Calvin e Haroldo venderam 30 milhões de cópias no planeta
Foto: Divulgação

Por MARCOS FERNANDO KIRST

O mercado quadrinista internacional está agitado desde que passou a circular, recentemente, a informação de que o chargista norte-americano Bill Watterson decidiu quebrar o auto-imposto jejum a que se dedicava há mais de 28 anos para anunciar a publicação, em breve, de um trabalho inédito.

Watterson é mundialmente conhecido por ser o criador da icônica e inspirada tirinha de quadrinhos da dupla Calvin e Haroldo, o garotinho esperto e espoleta que tem como parceiro de aventuras fantasiosas o seu tigre de pelúcia, o simpático e sensato Haroldo. Após vender 30 milhões de cópias de seus livros contendo as tirinhas ao redor do mundo, o quadrinista (hoje com 64 anos), em 1995, decidiu largar tudo e se aposentar.

Bill Watterson retoma processo criativo (Foto: Divulgação)

Agora ele anuncia seu retorno ao mundo da produção quadrinística, porém, não com a retomada dos antigos personagens, como boa parte de seu público pode estar esperando. Determinado a explorar outras temáticas, Watterson está elaborando um roteiro que ele próprio classifica como uma “fábula para gente crescida”, intitulada “Mistérios”. Responsável pelo roteiro, o autor terá como parceiro o ilustrador norte-americano John Kascht na arte (as tiras de Calvin e Haroldo eram escritas e desenhadas pelo próprio Watterson).

A trama do novo trabalho gira em torno dos acontecimentos em um reino desafortunado, muito tempo atrás. O soberano decide enviar em missão alguns cavaleiros para que descubram a razão pela qual seu reino vem sofrendo tantos desastres inexplicáveis. Após alguns anos, somente um cavaleiro retorna...

Novo trabalho contará com a arte de John Kascht (Foto: Divulgação)

A publicação está prevista para outubro deste ano, nos Estados Unidos. A espera e a expectativa para a publicação da versão em português no Brasil já começou...