Caxias do Sul 27/04/2024

Certa vez, a cítara entrou em cena

Versão alternativa do clássico “Norwegian Wood” conduz o ouvinte no embalo do som hipnotizante dos Beatles
Produzido por Marcos Fernando Kirst, 07/04/2020 às 08:49:29
Certa vez, a cítara entrou em cena
George Harrison e seu mestre indiano de cítara, Ravi Shankar
Foto: Reprodução/Divulgação

POR MARCOS FERNANDO KIRST

“Certa vez eu tive uma garota, ou melhor dizendo, ela teve a mim” (“I once had a girl, or should I say, she once had me”).

Com esses versos, John Lennon introduz uma das canções mais icônicas dos Beatles (alguma delas não o é, hein?), em um dos álbuns mais icônicos da banda (algum deles não o é, hein?), “Rubber Soul”. A música chama-se “Norwegian Wood”, tendo como subtítulo “This Bird Has Flown”, e foi lançada no famoso disco com a foto de capa distorcida, no ano de 1965.

O instrumental inovava, com George Harrison introduzindo a cítara indiana pela primeira vez em um álbum de rock and roll.

Na versão alternativa aqui apresentada, oriunda dos ensaios que resultariam na versão oficial que foi para o disco, pode-se apreciar o talento dos quatro fabulosos, cada um no seu melhor: a voz natural e crua de John Lennon, sem efeitos de estúdio; as harmonias vocais de Paul McCartney nos momentos do dueto; a administração segura da cítara por George, que a faz “falar” os versos; a bateria envolvente e elegantemente complexa de Ringo Starr ao fundo.

Sente o som dos quatro garotos de Liverpool nessa bela versão de “Norwegian Wood”.

https://www.youtube.com/watch?v=hRZqlsYg9SY