Caxias do Sul 29/03/2024

Bob Dylan lança disco novo, com inéditas, em junho

Cantor norte-americano vinha antecipando a novidade ao liberar três canções do novo trabalho, nas últimas semanas
Produzido por Marcos Fernando Kirst, 08/05/2020 às 14:22:58
Bob Dylan lança disco novo, com inéditas, em junho
Bob Dylan lança álbum com inéditas
Foto: DIVULGAÇÃO

POR MARCOS FERNANDO KIRST

Conforme os fãs ao redor do mundo já andavam desconfiando, Bob Dylan estava mesmo preparando o lançamento de um novo álbum de estúdio, dessa vez, de músicas inéditas. O músico norte-americano anunciou para 19 de junho a estreia de seu novíssimo trabalho, o 39º álbum de estúdio de sua longeva carreira artística, iniciada com seu primeiro disco, em 1962.

Trata-se de “Rough and Rowdy Ways” (algo como “Modos Ásperos e Turbulentos”, em tradução livre), primeiro disco de composições inéditas de Dylan em oito anos. O anterior nesse quesito foi “Tempest”, lançado em 2012. De lá para cá, Dylan enfileirou três trabalhos caracterizados por covers e regravações de músicas tradicionais e populares do cancioneiro norte-americano, sem nenhuma autoral: “Shadows in the Night” (2015), “Fallen Angels” (2016) e “Triplicate” (álbum triplo, de 2017).

Capa do novo álbum

O título do álbum é uma homenagem explícita ao cantor folk norte-americano Jimmie Rodgers (1897 - 1933), considerado o “inventor” do estilo de música country e um dos papas do blues. “My Rough and Rowdy Ways” é o título de uma das composições clássicas de Rodgers, cujo som você pode sentir aqui: My Rough and Rowdy Ways

As pistas de que vinha coisa nova por aí foram sendo largadas no meio do caminho pelo próprio artista, ao liberar a divulgação, nas últimas semanas, de três músicas originais. A julgar pelo aperitivo oferecido em dose tripla, é de se esperar um álbum conceitual mais intimista, flertando com o blues, por parte do cantor. Sente o som delas clicando nos links, nos títulos das canções:

Murder Most Foul

I Contain Multitudes

False Prophet

Este site, por meio deste colunista, já antecipava essa possibilidade de lançamento de disco novo de Bob Dylan no horizonte próximo, em matéria publicada em 27 de março. Confira aqui: Bob Dylan emerge da quarentena com nova canção de 17 minutos