Caxias do Sul 02/05/2024

Banda Rota Lunar celebra 40 anos de estrada com show especial

Espetáculo acontece neste sábado, dia 8, na Casa da Cultura de Caxias do Sul, com entrada franca
Produzido por redação, 05/10/2022 às 09:05:28
Banda Rota Lunar celebra 40 anos de estrada com show especial
Rota Lunar se apresenta em show histórico e comemorativo da carreira
Foto: DIVULGAÇÃO

Para comemorar os 40 anos do seu primeiro espetáculo musical apresentado no Teatro Percy Vargas de Abreu Lima, da Casa da Cultura de Caxias do Sul, o Grupo Rota Lunar preparou um repertório especial, composto por canções de todas as suas fases. O show “4 Décadas” será apresentado no Teatro Municipal Pedro Parenti (junto à Casa da Cultura de Caxias do Sul, na Rua Dr. Montaury, 1.333) neste sábado, dia 8 de outubro, às 20h, com entrada franca (os ingressos podem ser retirados antecipadamente na Secretaria da Casa da Cultura).

Em 1982, a banda ainda era conhecida pelo seu primeiro nome: Musical Vertente. Ao redor das composições de Selestino Oliveira, músicos de diversas formações reuniram-se para levar uma proposta diferenciada aos palcos. Letras engajadas e líricas, mistura de sons acústicos e elétricos, arranjos vocais elaborados e um grande número de instrumentistas (chegaram a ser oito artistas no palco em 1982), levavam emoção ao público. Após a estreia na Casa da Cultura, foi empreendida uma trajetória com novas montagens a cada temporada.

Primeira formação da banda, ainda sob o nome "Musical Vertente" (Foto: Divulgação)

Com o tempo, a banda precisou trocar seu nome e passou a ser reconhecida por Rota Lunar. As formações também foram mudando, conforme aconteciam as escolhas artísticas de seus integrantes.

A formação atual, como quarteto acústico, é composta por Selestino Oliveira (voz e violão), Vasco Machado (viola e vocal), Tibério Velho (baixo e vocal) e João Geraldo (percussão). O espetáculo do dia 8 de outubro contará com várias participações especiais.

O repertório traz canções representativas da época do Musical Vertente, do trabalho com poetas da região, da musicalização de poemas de Mário Quintana até músicas atuais, apresentando um panorama da carreira do grupo.

O espetáculo integra a programação da 38ª Feira do Livro de Caxias do Sul e também as celebrações relativas aos 40 anos da Casa da Cultura de Caxias do Sul, comemorados ao longo deste mês de outubro.