Caxias do Sul 08/05/2024

As lentes de Bruno Itan capturam o mundo no Jardelino Ramos

Projeto Mosaico da Quebrada traz fotógrafo de renome nacional para várias ações no bairro caxiense
Produzido por redação, 24/06/2023 às 10:00:25
As lentes de Bruno Itan capturam o mundo no Jardelino Ramos
Fotógrafo Bruno Itan fará residência artística em Caxias do Sul
Foto: Selma Souza/Divulgação

Depois das primeiras ações desenvolvidas em fevereiro deste ano, colorindo os muros do bairro Jardelino Ramos, o projeto Mosaico na Quebrada tem nova programação para os próximos dias, de terça (27) a sexta-feira (30), com uma residência fotográfica e outras atividades que trazem o fotógrafo Bruno Itan a Caxias do Sul.

Itan vem do Rio de Janeiro, onde atua no Complexo do Alemão, e vai fazer dobradinha com o caxiense William Cabral, numa Residência de Artista na qual os dois percorrerão diversos locais da periferia caxiense para retratar essas realidades. Dessa atividade resultará uma exposição virtual a ser realizada posteriormente. A iniciativa é do Projeto Mosaico na Quebrada, Instituto SAMbA, Vielas Espaço Cultural e Off-Photo.

Bruno Itan tem 34 anos, nasceu no Recife, em Pernambuco, e foi morar no Complexo de Favelas do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro, aos 13 anos, com a família. Começou a fotografar em 2008, através do curso Memórias do PAC, oferecido pelo Governo Federal na comunidade. É fundador do projeto Olhar Complexo, que oferece aulas de fotografia gratuitas a crianças e jovens da favela.

Cotidiano do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, é o foco das câmeras de Bruno Itan (Foto: Selma Suza/Divulgação)

Em Caxias, Bruno e o fotógrafo William Cabral farão registros sobre o cotidiano de diferentes bairros e território para uma imersão criativa com temática inerente às comunidades da periferia da cidade, tais como retratos dos moradores, características estéticas e o cotidiano das comunidades.

A programação do Mosaico na Quebrada no Jardelino Ramos prevê, na quarta-feira, durante o dia, visita ao Complexo Jardelino Ramos ou Vila Ipê, Canyon, Belo Horizonte e Millenium. À noite, às 19h, tem Roda de Conversa no Instituto SAMbA. Na quinta-feira pela manhã, será feita uma visita à Casa Fluência e, à tarde, rolê fotográfico e oficinas no Complexo Jardelino Ramos (Burgo e Buraco Quente). Já na sexta-feira, está programada uma imersão no bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, Reolon e Mariani.

Derivada das atividades de Cabral e Itan, está prevista ainda a realização de uma Exposição Digital com fotos e vídeos dos artistas residentes em dois formatos: uma obra em videoarte, com apresentação durante mutirão comunitário na empena do Complexo da Antena e posteriormente disponibilizada na Web, além de uma Exposição Fotográfica Virtual com fotos dos residentes e postagens em mídias digitais.