Caxias do Sul 16/04/2024

Agência de marketing de Caxias anuncia expansão e previsão de faturar R$ 5 milhões em 2021

Em entrevista exclusiva, diretor de negócios comemora crescimento da empresa em 147% e avalia o novo momento de relacionamento das marcas com o mercado
Produzido por Silvana Toazza, 07/07/2021 às 15:55:03
Agência de marketing de Caxias anuncia expansão e previsão de faturar R$ 5 milhões em 2021
Maurício Fischer Costa é diretor de Negócios da Macaw
Foto: Jeferson Picetti

POR SILVANA TOAZZA

Como crescer e frutificar no mercado? Unindo talento e complementando expertises. Foi o que fez a Macaw Marketing Vivo, de Caxias do Sul, que comemora neste mês dois anos de existência a partir da fusão entre as empresas Mfischer Gestão de Marketing e Case Gestão de Marcas.

A conjugação de forças a transformou em uma das maiores agências de publicidade da Serra Gaúcha. Mas foi além: garantiu um portfólio de grandes marcas clientes e imprimiu velocidade e asas para avançar a despeito do cenário de instabilidade trazido pela Covid-19. Pelo contrário: a pandemia acelerou o mundo digital, foi um vetor para números ainda mais expressivos.

Com um trabalho em marketing 360, digital, criação de marcas e desenvolvimento de sites e e-commerce, a Macaw viu seu faturamento saltar 147% desde sua criação, em 2019. Somente nos últimos 12 meses, o avanço foi de 80%.

Sócios comemoram bons resultados (crédito da foto: Jeferson Picetti)

Não à toa, a expectativa dos sócios Carla Segalla de Lima, Maurício Fischer Costa e Renata Sikorski (na foto) é encerrar 2021 com receita na casa dos R$ 5 milhões, superando a projeção inicial.

“Quem não está bem posicionado no meio digital, acaba ficando para trás e a crise fez com que muitas empresas percebessem a importância e investissem mais em marketing, sobretudo no digital, para implementarem um novo site, e-commerce, aumentarem a presença nas redes sociais ou por meio de anúncios na internet. Diversos negócios que ainda estavam engatinhando ou desatentos a essa realidade precisaram se movimentar para sobreviverem a esse novo momento”, declara o diretor de Negócios da Macaw (que significa arara em inglês), Maurício Fischer Costa, publicitário e professor universitário.

Com sede localizada na Rua Olavo Bilac, 126, sala 1.302, bairro Rio Branco, a empresa tem em sua carteira de clientes marcas de renome como Festa da Uva, Marelli, Metalmatrix, Plimor, Recreio da Juventude e Uniftec, além de projetos para Randon, Marcopolo, Sicredi Pioneira, Melissa, Legrand, CIC e CDL de Caxias do Sul.

Nesta entrevista excluvisa para o site, Maurício Fischer Costa aborda o novo momento de ressignificação das marcas com o mercado e anuncia a expansão da agência para outras regiões do Estado e também em Santa Catarina. Navegue neste bate-papo e deixe a mente voar:

A Macaw está completando dois anos de mercado. Quais os motivos para comemorar?
Desde o início, tínhamos boas expectativas com a Macaw, visto que já nascemos de uma fusão de duas agências que cresciam de forma saudável e acelerada. Mas nos surpreendemos muito positivamente com um crescimento de 147% no negócio, baseado em uma aceitação gigantesca do mercado ao nosso serviço, com demandas vindas de várias partes do Estado e de grandes empresas que estavam carentes de um serviço estratégico de marketing. O aumento do time também é uma consequência disso e uma vitória, visto que nesse momento de pandemia muitas empresas enxugaram o quadro. A Macaw hoje está com 35 pessoas na equipe e essa galera nos orgulha cada dia mais. Eles que fazem tudo acontecer e fazem a Macaw voar cada vez mais alto.

De que forma a pandemia impactou no negócio e nas estratégias das empresas?
Bem no início da pandemia ficamos inseguros sobre como seria, mas logo identificamos uma ótima oportunidade de crescimento no mercado do marketing digital. A Macaw já chegou na pandemia com essa expertise muito aprofundada e um trabalho profissional de marketing digital e, por isso, o mercado passou a nos ver como um parceiro para implementação de sites, e-commerces e para o trabalho com redes sociais, google e performance digital como um todo. Então, a pandemia acabou sendo uma oportunidade para a Macaw.

Foram muitas as oportunidade?
Sim, diversas oportunidades surgiram. Além do marketing digital, o próprio trabalho à distância se provou eficaz. Então, muitas empresas de outras cidades, que antes buscavam apenas soluções locais, estão abrindo as portas para a Macaw. Inclusive, já temos pessoas do nosso time que não moram em Caxias e trabalham em formato home office, o que foi também uma quebra de tabu e ganhamos muito em produtividade, organização e processos mais claros para todos os funcionários.

A transformação digital está mudando processos e percepções de forma acelerada. Isso assusta?
Procuramos estar sempre preparados e olhando à frente. Com isso, mudanças acabam sendo mais naturais e sem tanto susto. Vejo aqui mais uma oportunidade para buscarmos estar próximos dos clientes e ajudá-los a buscar inovação e melhorias em todas as áreas. A Macaw já é uma empresa que trabalha e tem processos todos digitalizados e, mesmo assim, estamos sempre trazendo coisas novas que possam melhorar a forma como trabalhamos, otimizando processos e buscando cada vez mais agilidade e qualidade em tudo o que fazemos. Também acho muito importante a preocupação com as pessoas neste momento. Elas que são o vetor de mudança e que precisam comprar a ideia junto à direção. Trabalhar muito o time e a cultura da organização é essencial.

Como enxergas o mercado da publicidade e do marketing atualmente?
Nosso mercado também está em constante mudança. Vejo que cada vez mais as empresas estão em busca de parceiros que pensem, planejem e tenham esse olhar estratégico para trazer RESULTADOS de fato. O marketing do bonito, do legalzinho e do criativo apenas não tem mais espaço. As empresas querem, além de tudo isso, alguém que ajude a fazer o negócio crescer e vender mais.

Hoje, vocês são uma das maiores agências de marketing da Serra Gaúcha. Como alcançar esse status?
Com muito trabalho duro e paixão pelo que se faz aliado à construção de um time verdadeiramente forte, unido, criativo e altamente profissional no que faz. Não há fórmula mágica, mas a Macaw só vai ser a melhor agência se tiver o melhor time e estamos nesse caminho.

Como a Macaw equaliza no cotidiano a famosa fórmula que envolve os ingredientes da inspiração e da transpiração?
Sem dúvidas, a transpiração é o maior ingrediente, mas também não adianta só trabalhar muito, é preciso trabalhar de forma otimizada, trabalhar bem, focando naquilo que mais importa. A gente vem cada vez mais aprendendo a extrair o essencial do nosso trabalho, aquilo que de fato entrega resultados e que faz a diferença na vida dos clientes. A inspiração também faz muito parte do nosso dia a dia enquanto agência de publicidade. Criatividade é extremamente necessário, momento em que entram em cena os nossos corações pulsantes, que trazem vida ao sonhos dos empreendedores de forma inovadora e atrativa ao mercado. Aliamos isso às cabeças pensantes com vistas a trazer o número, a estratégia, o resultado e a análise para garantir um futuro promissor para o nosso negócio e dos nossos clientes.

Como conquistar e fidelizar clientes?
Fazendo um trabalho que vá além da expectativa dos clientes. Hoje, cada cliente da Macaw indica outros clientes, pois sabe que o trabalho é bom de verdade. Isso garante o nosso crescimento sustentável.

De que forma uma empresa consegue estabelecer uma marca de credibilidade, que impacta e seduz?
Construir credibilidade em uma marca é um trabalho contínuo e de longo prazo. Todo dia plantar boas sementes e ter orgulho de cada trabalho feito, buscando sempre surpreender o cliente e levar resultado de verdade. Isso faz com que uma marca se estabeleça e seja bem vista no mercado. Aí é só seguir fazendo isso todo dia e cada vez melhor.

Ganhar visibilidade está mais fácil ou difícil na era das redes sociais?
Mais difícil. A rede social aceita tudo e tem muita gente que quer parecer bom antes de ser bom. Vejo empresas com péssimos serviços que crescem na base da imagem rasa e frágil das redes sociais, mas isso acaba sendo um castelo de cartas e, cedo ou tarde, quem é bom de verdade acaba sempre se destacando e ganhando a confiança dos clientes. Aos poucos, o mercado vai filtrando naturalmente.

Desde que começou no setor, o que mais mudou?
Sem dúvidas, a busca por resultados reais com marketing, advento que veio junto ao marketing digital.

Como vê a publicidade do futuro?
Vejo que a humanização da comunicação, com marcas aprendendo a falar cada vez mais a linguagem das pessoas, vai dominar a publicidade. Questões sociais e inclusivas também estão cada vez mais fazendo parte do nosso universo.

Quais são os planos de expansão da Macaw?
Este ano, está ainda será um ano de mais crescimento, esperamos chegar ao fim do ano com R$ 5 milhões de faturamento e uma carteira de clientes de ainda mais relevância no Estado. Para o ano que vem, a meta é expandirmos a nossa atuação para a região metropolitana e Santa Catarina.

Que dicas daria a uma empresa que busca manter uma excelente comunicação com o mercado e os clientes?
Primeiro de tudo, conheça o seu cliente e o seu público em profundidade, se aproxime dele para conhecê-lo. Assim tudo fica mais fácil. A inovação precisa partir de dentro da empresa e, principalmente, do que o teu cliente precisa, e não daquilo que você acha legal. A segunda dica é buscar investir com estratégia e não sair fazendo anúncios só por que alguém teve resultado assim. Cada mercado é diferente e único e cada empresa também. Busque ajuda profissional para investir bem.

Você começou como empreendedor muito jovem, aos 24 anos. Que conselhos ou aprendizados poderia passar a quem almeja investir em um negócio próprio, mas tem receio de não dar certo?
A primeira coisa que um empreendedor precisa ter é autoconfiança. Se certifique de que o negócio que você vai fazer é aquilo que você AMA de verdade. A paixão por aquilo que se faz é o maior ingrediente para o sucesso. Vamos passar boa parte da nossa vida trabalhando e vai ser horrível dedicar esse tempo todo a algo que não se AME. “Cada escolha, uma renúncia, isso é a vida”, já dizia Chorão. Busque, então, estudar e conhecer bem do mercado em que pretende atuar. Se tiver isso, então, vai com medo mesmo! Meta a cara no mundo e vá aprendendo com os próprios erros. Se permita errar para aprender rápido. Ter um negócio faz a pessoa amadurecer muito mais rápido, principalmente, se começar do zero como eu, sem ajuda financeira de ninguém. Você se obriga a dar o melhor sempre e todos os dias, e sabe que o sucesso depende de ti. Aos poucos, vai perceber que, sem uma equipe que também sonha e realiza contigo, será impossível passar de um certo nível e, nesse ponto, o “lidar com pessoas” e mais do que isso “gostar de gente” vira essencial.

2021, o ano da... ressignificação. A vida é um sopro e precisamos fazer dela algo inesquecível!