Caxias do Sul 02/05/2024

A trajetória de JOÃO SPADARI ADAMI em foco no Arquivo Histórico Municipal

Nova edição do “Colóquio” apresentará documentário e debate sobre a vida da personalidade caxiense que dá nome à instituição
Produzido por redação, 03/10/2022 às 07:32:11
A trajetória de JOÃO SPADARI ADAMI em foco no Arquivo Histórico Municipal
Trajetória do pesquisador e historiador diletante caxiense (na foto, palestrando em 1967) em pauta no Arquivo Municipal nesta quarta-feira
Foto: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami/Divulgação

O "Colóquio no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami" chega à sua vigésima edição com a exibição do documentário "O Guardador de Histórias, João Spadari Adami", seguido de um bate-papo com o diretor Le Daros, sobre o uso de documentos do acervo em sua produção. A atividade será nesta quarta-feira, dia 5, a partir das 19h30min, na Sala de Pesquisa do Arquivo Histórico Municipal (Avenida Júlio de Castilhos, 318 – Bairro Nossa Senhora de Lourdes). A participação no evento é gratuita.

Com roteiro e direção de Le Daros, o filme pretende retratar Adami, além da imagem de homem público, seu modo de pensar e suas relações. A obra possui uma montagem especial, introduzindo depoimentos de parentes, amigos e conhecedores de sua história, mesclados com sequências de recriação ficcional.

Ambientes do Arquivo Histórico serviram de cenário para as gravações (Foto: Divulgação)

Para complementar a produção, houve uma busca por elementos da época que pertenceram a João Spadari Adami, como, por exemplo, no Museu Municipal, a gravata borboleta e ao manequim usado em sua alfaiataria e, no Arquivo Histórico, documentos acumulados por ele e doados pela família à instituição, além de sua máquina de escrever.

Segundo Daros, foi realizada uma ampla pesquisa com fotos e informações de familiares e contemporâneos de João Spadari Adami. "É uma pesquisa histórica, fiel às convicções de um historiador diletante, que sempre buscou informações com seus contemporâneos e que forneceu histórias preciosas sobre o processo migratório e os primeiros tempos da colonização com registros e documentos dos mais variados, guardados e/ou recuperados ao longo de décadas. Adami foi e é uma figura essencial para a preservação da história de Caxias do Sul", ressalta o documentarista.

O documentário conta com cenas rodadas no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e na residência de Serenita Giazzo, filha de Adami, que também relata histórias do pai entermeadas com depoimentos de Mansueto de Castro Serafini Filho, Ovídio Deitos, Juventino Dal Bó, Tadiane Tronca, Décio Bombassaro, Dionisio Giazzon e os netos de Adami. O ator convidado, Arcângelo Zorzi Neto, interpreta o historiador nas cenas ficcionais do filme.

Serenita Giazzo, filha de Adami (ao centro), cercada pela equipe de produção do filme (Foto: Divulgação)

O bate-papo sobre o filme contará com as participações de Pâmela Cervelin Grassi, servidora da Unidade de Arquivos Privados do Arquivo Histórico Municipal, responsável pelo processamento do fundo documental de João Spadari Adami, e de Marcos Fernando Kirst, jornalista e escritor.

"O Guardador De Histórias, João Spadari Adami" é um projeto do proponente Pedro Giazzo dos Santos, bisneto de Adami, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.