Caxias do Sul 26/04/2024

“A principal virtude de um líder é a serenidade”

O que leva uma empresa caxiense a figurar três vezes entre os melhores ambientes para trabalhar no país
Produzido por Silvana Toazza, 15/11/2020 às 22:48:49
“A principal virtude de um líder é a serenidade”
Robledo Luza é diretor Administrativo e Comercial da Metadados
Foto: Guilherme Jordani

Ter sido eleita pela terceira vez em sua história como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil trouxe uma simbologia especial à caxiense Metadados Assessoria e Sistemas.

“Representa a união de todos, necessária para atravessar os períodos de grandes dificuldades", salienta o diretor Administrativo e Comercial da empresa, Robledo Luza.

A marca, especializada na oferta de soluções tecnológicas e serviços para a gestão de Recursos Humanos, figurou entre as 35 melhores companhias para trabalhar na categoria médias empresas (de 100 a 999 colaboradores) pelo prêmio Great Place to Work (GPTW) em 2015, 2019 e, agora, em 2020.

Antes disso, desde 2011, a Metadados já subia anualmente ao pódio do ranking estadual dessa distinção. A organização atende 1.200 clientes de segmentos variados e possui três unidades, localizadas em Caxias do Sul, Porto Alegre e Barueri (SP).

Como alcançar esse prestígio junto às equipes de trabalho? Nessa entrevista exclusiva à seção "Conversa Afiada" do site, o diretor Administrativo e Comercial da Metadados, Robledo Luza, revela algumas pistas:

Como figurar entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil?
Na nossa perspectiva, trata-se primeiramente de assumir como valor principal o reconhecimento de que as pessoas são o núcleo da organização, e, em segundo lugar, aceitar o desafio de traduzir este conceito em fatos concretos. O nosso valor número um é “Pessoas em 1º lugar”.

Como manter essa performance?
No nosso entendimento, o modo mais apropriado de alcançar a regularidade é fazer com que as nossas ações espelhem as nossas crenças. Neste sentido, buscamos sempre uma sintonia entre o que acreditamos e o que fazemos.

Quantos funcionários são? Há planos de expansão?
Temos atualmente cerca de 200 funcionários. O nosso planejamento está direcionado para entrarmos em um novo ciclo de crescimento da empresa, após este ano de 2020.

Há rotatividade normal ou abaixo do mercado?
Em geral, o nosso turnover é muito abaixo da média do mercado, assim como o tempo médio que as pessoas permanecem na empresa é bastante elevado.

Como criar uma marca com conceito?
Correndo o risco de ser repetitivo, acreditamos que as nossas crenças são o elemento central nesta equação. O nosso propósito e os nossos valores, assim como orientam a construção da visão para a gestão de pessoas, também são as diretrizes usadas na concepção de produtos, serviços, marketing, vendas, enfim, todas as perspectivas da organização.

De que forma a pandemia impactou os negócios da Metadados? O ano será de crescimento?
Primeiramente, trouxe muitas incertezas e temores. A nossa preocupação inicial foi colocar as nossas equipes em segurança, passar tranquilidade quanto à situação dos empregos e salários, e garantir a continuidade das operações, prestando a assistência necessária aos nossos clientes. A nossa estimativa é de que este ano será de relativa estagnação, em que as receitas devem ficar bastante próximas a 2019, com um pequeno viés de alta.

Quais os planos de expansão?
O nosso principal foco para expansão, a curto prazo, será a conclusão da atualização tecnológica dos nossos produtos e a oferta de um conjunto de soluções inovadoras que vamos apresentar ao longo do próximo ano. Além disso, continuaremos aprimorando as nossas operações de Marketing, Vendas, Serviços e Suporte, que já operam em nível de excelência.

Que mensagem deixaria aos empresários?
Acredito que, em momentos de crise, a principal virtude de um líder é a serenidade. Na sequência, a experiência vem mostrando que os melhores caminhos têm sido encontrados quando conjugamos inovação e colaboração nas nossas empresas, mas também entre os empresários, poder público e a sociedade organizada.