Caxias do Sul 25/04/2024

“A oportunidade bate na porta, abra e faça o que tiver de ser feito”

Analice Carrer revela como construiu uma empresa mais uma vez reconhecida nacionalmente ao lado de se dedicar a causas sociais
Produzido por Silvana Toazza, 24/05/2021 às 11:10:27
“A oportunidade bate na porta, abra e faça o que tiver de ser feito”
Analice Carrer está há 34 anos à frente da Anay Fitas
Foto: Arquivo pessoal

POR SILVANA TOAZZA

Analice Carrer, empresária e liderança empresarial e comunitária de Caxias do Sul, pratica no dia a dia as palavras “coletividade”, “solidariedade” e “generosidade”.

É uma executiva reconhecida por estar há 34 anos à frente da Anay Fitas, empresa mais uma vez reconhecida com o Prêmio Destaque 3M. Fez história ao ingressar em um filão inusitado para mulheres, como distribuidora autorizada desta importante marca de abrasivos, fitas adesivas, colas e películas para indústrias.

Ter garantido um espaço no tapete vermelho das companhias longevas da Serra Gaúcha é, por si só, motivo de aplausos e admiração. Mas Analice Carrer está longe de usar seu talento como administradora de empresas apenas para os seus negócios. Ela o espalha em benefício da comunidade e marcou época como a primeira mulher a comandar entidades de classe de Caxias do Sul. Em seu currículo, tem passagens por cargos significativos como os de presidente da CDL, Aanergs e Microempa.

Em 2018, a mãe do jovem Matheus Carrer Caregnato achou que poderia fazer ainda mais e dedicar tempo e atenção a uma causa nobre. Assumiu, desde então, a função de presidente do Lar da Velhice São Francisco de Assis, em Caxias do Sul. A palavra “não” parece desaparecer do vocabulário da inquieta Analice Carrer. Ela é uma conciliadora, uma lutadora e uma articuladora em favor do bem comum, com o olhar sensível às necessidades do outro. Leia a entrevista concedida com exclusidade ao site pela diretora administrativa da Anay Fitas, com matriz em Caxias do Sul e filial em Porto Alegre, e presidente do Lar da Velhice São Francisco de Assis, e inspire-se:

O que representa para a Anay Fitas ter conquistado pelo 4º ano consecutivo o Prêmio Destaque 3M, como distribuidor de excelência?
É o resultado do trabalho, dedicação e comprometimento do todo. Somos uma equipe unida, e temos isso muito forte na empresa: o trabalho em conjunto para alcançar objetivos maiores. Sabemos da importância desta premiação, pois nos coloca em posição de destaque nacional, retornando a todos o resultado desta conquista: mais vendas, mais motivação, mais trabalho. Reconhecimento interno e externo que nos incentiva a continuarmos determinados e fortes mesmo em momentos difíceis. Nossa parceria há mais de 30 anos com a 3M do Brasil sempre foi muito sólida, alinhamos objetivos e trabalhamos com empenho. É isso que torna nossos laços seguros, nos impulsionando para conquistas cada vez maiores.

Como manter esse reconhecimento no mercado?
Com a excelência que colocamos em nossos serviços, pois a qualidade dos produtos já é reconhecida mundialmente. Então, a nossa parte é o relacionamento, a dedicação dos profissionais que aqui somam ao nosso crescimento, funcionários capacitados em um ambiente colaborativo e com alta capacidade de produção. Mantemos uma visão abrangente, buscamos sempre a melhoria contínua em processos e pessoas, é assim que trabalhamos e focamos nossos esforços.

Quais os segmentos atendidos hoje pela Anay?
Os principais segmentos são: indústrias metalúrgica, moveleira e alimentícia, mas com capacidade para atender à demanda de qualquer outro setor industrial com produtos e serviços. Entre nossa linha de produtos temos abrasivos, fitas adesivas personalizadas, fitas dupla-face, scotch-brite, especialidades industriais, entre outros produtos 3M.

De que forma a pandemia impactou os negócios? Precisaram se reinventar?
Essa situação ensinou a todos que, sim, podemos ser melhores, nos reorganizar, fazer diferente e continuar a crescer. Precisamos nos adaptar à nova realidade que resultou da pandemia. O afastamento social criou novas formas de contato, o mercado digital se tornou mais forte, exigindo reestruturação e investimentos para continuar operando no mercado. O contato com o cliente precisou ser inovado, menos presencial e mais uso de tecnologias. Assim, investimentos em equipamentos, ferramentas e treinamentos foram necessários para poder atender a estas novas expectativas e exigências com agilidade, conhecimento e inovações. Bem como foi necessário uma atuação mais enérgica nas mídias digitais para maior visibilidade e divulgação.

Qual a previsão de crescimento em 2021?
Nossa previsão de crescimento é de 20%.

Houve demissões ou contratações?
No início da pandemia, tivemos todo o cuidado para manter os postos de trabalho, férias foram dadas para a equipe. Em outro momento, foram feitas reduções da carga horária, realizando os ajustes necessários para continuarmos ativos e garantir o emprego de todos. A partir de outubro de 2020, iniciamos a contratação de mais profissionais e aumentamos em 10% nossa equipe.

Como concilias o papel de gestora com uma causa tão importante, no papel de presidente do Lar da Velhice São Francisco de Assis?
O voluntariado já faz parte da minha história, estar envolvida com estas questões vem a somar nas minhas experiências. Presidir o Lar da Velhice São Francisco de Assis foi mais uma grande e recompensadora atividade, foi um exercício de liderança que exige atitudes de um integrante da família que busca o melhor para todos. Assim como aqui na Anay Fitas, além de diretora administrativa, dedico um tempo e um cuidado especial com a área de RH (Recursos Humanos), para conhecer um pouco dos funcionários, suas tarefas e assim perceber a empresa como um todo, ter essa visão geral do negócio e o cuidado com as pessoas que aqui dedicam seu trabalho, o que faz toda a diferença na gestão. Ser, acima de tudo, um ser humano que busca despertar o melhor das pessoas, é um dar e receber, é um crescimento contínuo. Tudo isso exige dedicação, saber ouvir, decidir e analisar com olhos do empreendedorismo, mas também com o coração e a visão de uma mulher.

Como enxergas a retomada de mercado?
Acredito que a retomada está sendo gradativa e contínua. Visto que há essa necessidade de manter a economia e a recuperação de muitos postos de trabalho. Nossa venda é focada em diversos ramos da indústria, sendo que algumas cadeias de produção são essenciais e não podem parar, o que nos auxiliou, visto que atendemos uma parte destas empresas, enquanto as demais seguem seus processos em crescimento, o que possivelmente ocasionará em contratações e aumento do fluxo de trabalho. Vejo que toda crise é uma porta para o desenvolvimento, reinventar-se e continuar, assim, acredito na recuperação progressiva e no avanço da economia no geral. A reação ativa do mercado de trabalho será fundamental para a trajetória de restabelecimento da economia.

Como criar uma empresa de sucesso?
Dando os passos na direção correta, com conhecimento e visão estratégica. Entender o mercado e direcionar os esforços para atender a ele. Novas exigências se formam todos os dias, e estar atento é um ingrediente de sucesso. Além disso, somam-se pessoas engajadas e motivadas, um fluxo de caixa controlado e um plano de negócio com estratégias voltadas para mudanças contínuas. O sucesso é este conjunto: pessoas e processos alinhados às tendências do mercado, respondendo com agilidade e qualidade às novas exigências, essas são as bases fortes que caminham para a excelência e sucesso.

Quais as lições que ficam da crise da Covid-19?
Reinventar é necessário, estar preparado para mudanças rápidas, ajustar o foco ao principal objetivo do momento, valorizar a vida e primar pela saúde de todos.

Que dicas daria a empreendedores neste momento de incertezas?
A oportunidade bate na porta, abra e faça o que tiver de ser feito. Mude, não crie resistência, se adapte e busque o conhecimento contínuo, interaja com o mercado diante de qualquer situação e mantenha a clareza do negócio, cultivando o positivismo. Veja o todo e entenda o seu negócio. Desperte a urgência, e não desista nunca. Há espaço para todos que conseguem entender rapidamente.