Caxias do Sul 25/04/2024

A FERRO E DRESSA: a essência da imigração pelas mãos do artista

Escultura móbile de grandes dimensões será inaugurada na praça de Antônio Prado na quinta-feira, dia 20
Produzido por redação, 18/05/2021 às 11:53:13
 A FERRO E DRESSA: a essência da imigração pelas mãos do artista
Cesar Cony, com sua arte, alterando a paisagem urbana no centro de Antônio Prado
Foto: Bruno Varela

A paisagem típica no entorno da Praça Garibaldi, no centro do município de Antônio Prado, será modificada a ferro e dressas de palha de trigo a partir desta quinta-feira, dia 20 de maio. Isso porque uma escultura móbile de grandes dimensões (12m de comprimento por 3m de altura) está sendo montada no local pelo artista plástico Cesar Cony, atraindo as atenções de todos os passantes habituais e usuários da praça.

A inauguração será no próximo dia 20 de maio, às 10 horas, e abre as comemorações no município relativas ao Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul. Em paralelo, acontece o lançamento nas redes sociais de um vídeo documentário sobre o processo de elaboração da escultura, com a participação de moradores locais como Marina e Narciso Chilanti, Maria Tereza e Norma Nodari e o ferreiro Luiz Marsílio, que compartilham seus conhecimentos sobre a produção das dressas, a moldagem do ferro e a história dos primeiros marceneiros chegados em Antônio Prado.

A escultura utilizará o ferro e dressas (tranças feitas de palha de trigo utilizadas pelos imigrantes italianos na confecção de cestas, sportas, chapéus, entre outros) como suporte e vai permitir movimento. O projeto artístico inclui alguns dos elementos estéticos mais significativos (lambrequins e óculos de porão) que compõem os adornos de muitos dos 48 imóveis da cidade de Antônio Prado-RS, considerado o maior conjunto brasileiro de casarios da arquitetura italiana tombados e preservados pelo IPHAN.

A obra vai possibilitar aos visitantes vivenciar uma conexão com a estrutura, já que está projetada para permitir ao público uma experiência sensorial. As pessoas poderão circular por dentro da escultura e, ao mesmo tempo, através do tato, explorar as diversas texturas dos materiais.

A escultura permanece na Praça Garibaldi até o dia 11 de junho. A partir do dia 12, será exposta em Porto Alegre, junto ao Monumento Expedicionário, no Parque da Redenção.

O PROJETO

O projeto FERRO E DRESSA foi apresentado pela Lúdica - Educação e Linguagem, e aprovado na Lei Aldir Blanc, contemplando 16 profissionais ligados à cadeia cultural, entre eles artesãs dresseiras e o artista plástico residente em Antônio Prado, Cesar Cony, responsável pela concepção e execução da obra artística. Foi contemplado pelo edital Criação e Formação - Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) em parceria com a Fundação Marcopolo.

O ARTISTA

Natural de Porto Alegre, Cesar Cony vem desenvolvendo a arte da joalheria desde 1981. Participou de diversas exposições coletivas e individuais no Estado e no país e fundou, em 1995, a Escola Gaúcha de Joalheria, promovendo e produzindo cursos, exposições, mostras, excursões orientadas e intervenções em espaços culturais.

Em 2010, quando visitou Antônio Prado para conhecer os projetos de agroecologia locais, se apaixonou pelo design, cultura e elementos estéticos da arquitetura colonial italiana. Desde então, reside na cidade com a família, onde cria e desenvolve suas coleções e mantém seu atelier.

Crédito das fotos: Bruno Varela