Caxias do Sul 28/04/2024

A Bossa Nova sonoriza o RS em dez concertos gratuitos

Projeto da UCS Orquestra e do LionsEduc leva o melhor da MPB a dez cidades gaúchas em março
Produzido por redação, 25/02/2023 às 10:35:14
A Bossa Nova sonoriza o RS em dez concertos gratuitos
Concertos ocorrem em cidades em que a UCS mantém campus de atuação
Foto: Pedro Giles

Um dos gêneros musicais brasileiros mais populares, a Bossa Nova é foco do novo projeto do Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura – LionsEduC, em parceria com a UCS Orquestra, o Bossa Nova no RS.

Durante o mês de março, a parceria realizará dez concertos gratuitos nas cidades em que a Universidade de Caxias do Sul possui campus como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Nova Prata, Flores da Cunha, Farroupilha, Guaporé, Torres, São Sebastião do Caí, Vacaria e Canela. A série de concertos começa dia 2 de março, às 19h30min, no Clube Independente de Flores da Cunha, e segue até dia 30, quando será realizada a última apresentação às 20h no Auditório da UCS Região das Hortênsias, em Canela (confira o calendário completo no final da matéria).

Sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt, os concertos terão como tema principal o movimento da Bossa Nova, tendo uma seleção de músicas com enfoque histórico e uma amostragem dos diversos períodos e estilos que estão contidos dentro do gênero. Arranjos escritos especialmente para a formação da UCS Orquestra pelo músico Pedrinho Figueiredo, que também é solista nas apresentações, serão intercalados com textos que ilustrarão os diversos pontos de conexão da Bossa Nova com o Rio Grande do Sul.

O repertório selecionado para os concertos contempla quinze composições que fazem parte da história da Música Popular Brasileira, em especial do movimento da Bossa Nova. O programa inclui clássicos assinados por Tom Jobim como “Samba do Avião”, “Águas de Março”, “Triste” e “Wave” (em parceria com Vinícius de Moraes). Dessa mesma dupla de compositores o repertório inclui ainda “Chega de Saudade”, “Garota de Ipanema” e “Outra Vez”.

As apresentações estarão cercadas de cuidados com a infraestrutura e a acessibilidade. Nos locais de apresentação serão disponibilizados recursos e espaços especiais para cadeirantes, com atenção especial também para deficientes físicos, auditivos e visuais. Intérpretes de libras participarão dos concertos. O projeto é realizado com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A realização é do Ministério da Cultura, Governo Federal e Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura - LionsEduC.

Calendário das apresentações

2 de março – Quinta-feira – Flores da Cunha

Hora: 19h30

Local: Clube Independente – Flores da Cunha

4 de março – Sábado – Bento Gonçalves

Hora: 16h30

Local: Auditório do Bloco B – Campus da UCS Bento Gonçalves

5 de março – Domingo – Caxias do Sul

Hora: 15h

Local: Estacionamento do CETEL UCS Caxias do Sul

9 de março – Quinta-feira – Farroupilha

Hora: 20h

Local: Auditório Raul Bampi – Campus da UCS Farroupilha

12 de março – Domingo – São Sebastião do Caí

Hora: 18h

Local: Centro de Cultura

16 de março – Quinta-feira – Torres

Hora: 19h30

Local: SAPT – Sociedade Amigos da Praia de Torres

19 de março – Domingo – Vacaria

Hora: 18h

Local: Auditório da Casa do Povo

23 de março – Quinta-feira – Nova Prata

Hora: 19h

Local: Auditório do Centro Empresarial Vicencio Paludo

27 de março – Segunda-feira – Guaporé

Hora: 20h

Local: Local: Auditório do Campus Universitário de Guaporé – RS 129, Km 119, Distrito de Colombo, Guaporé, RS

30 de março – Quinta-Feira – Canela

Hora: 20h

Local: Auditório da UCS Região das Hortênsias