Caxias do Sul 18/09/2025

Você tem leituras favoritas?

Descubra quais os gêneros literários ou autores que vão conquistar você
Produzido por Daisy Gouveia, 16/09/2025 às 08:48:28
Daisy Gouveia é apresentadora, escritora e influenciadora digital
Foto: ARQUIVO PESSOAL

Antes de ser alfabetizada, a estante estava lá com a coleção de Monteiro Lobato, que foi lida por meus irmãos e esperava por mim. Eu passava pela sala, olhando para cima, onde os livros se enfileiravam, coloridos, e já sabia que, quando unisse as sílabas, fizesse conexões ou entendesse o que cada letra representasse, cada volume seria lido e relembrado das histórias que já haviam sido apresentadas a mim.

Assim fui introduzida ao mundo dos livros. Na adolescência, já treinada para a leitura, me impactei com a leitura de 'O cortiço', de Aluísio Azevedo, que me despertou e experienciou todos os meus sentidos. O olfato, com cheiros descritos de maneira a sentir cada um deles; a audição, que trouxe o rugido de cada conversa branda ou mais acalorada daquela comunidade; a visão, através da imaginação; o paladar no gosto da comida da cozinheira.

Ao longo da vida de leitora, o caminho profissional me afastou do que seria ou deveria ser uma leitora voraz, já que minha mãe, meu espelho, tinha sempre um livro na mão...Ah! Você que lê agora esse texto, já sabe que a leitura nem sempre caminhou intensamente comigo. Mas sempre é tempo e, se você ainda não tem o livro como companhia, pode ter chegado a sua hora! Meus gêneros literários são diversificados, adoro romances históricos, romances policiais, suspenses que provoquem minha inteligência.

Caminhar pela leitura precisa de autoconhecimento, de saber que assuntos nos fariam mergulhar em histórias e nos perder nelas, por dias, ou até mesmo semanas.

Resta descobrir qual seu assunto ou gênero literário lhe tornou ou tornaria um grande leitor.

Daisy Gouveia é apresentadora, escritora, influenciadora digital, host do Podcast ‘Leiture-se’ e criadora do Clube de Leitura da Daisy. Usa as redes sociais para incentivar as pessoas, principalmente as mulheres, a adotarem o hábito da leitura.

Da mesma autora, leia outro texto AQUI