Caxias do Sul 03/08/2025

Como sair de uma ressaca literária?

Vários fatores podem resultar em um afastamento momentâneo dos livros
Produzido por Daisy Gouveia, 30/07/2025 às 08:44:18
Daisy Gouveia é apresentadora, escritora e influenciadora digital
Foto: ARQUIVO PESSOAL

Antes de mais nada, vamos definir essa ressaca. É um período em que você perde o entusiasmo pela leitura, mesmo não sendo um leitor ávido; é como se seu corpo e mente tirassem férias.

Você começa uma leitura e não completa, lê as orelhas dos livros que já estavam em sua lista, mas parece que o interesse que o atraiu, não atrai mais. Parece que nada interessa nesse momento.

Por que isso acontece? Terminou um livro muito bom e nada parece estar à altura dele; você permanece num luto literário, refletindo por muito tempo sobre ele.

Excesso de leituras do mesmo gênero. Mesmos gêneros lidos recorrentemente podem saturar e trazer desinteresse para a leitura. Estresse e cansaço trazem pouca energia para uma atividade que exige atenção e foco. Pressão para ler é outro fator que pode ser inibitório na sua leitura. Colocamos metas que nos cobramos para serem alcançadas e, quando não conseguimos, nos sentimos culpados e não queremos continuar.

Para reencontrar o prazer de ler, aceite e descanse, considere que precisa de uma pausa. Assista a adaptações de livros em séries e filmes, principalmente de livros que já leu. Escreva, desenhe, pinte, desestresse.

Saia de sua zona de conforto e escolha gêneros literários aos quais não estava acostumado. Evite recomeçar suas leituras por obras longas, prefira contos, crônicas, fábulas ou livros breves. Fracassos geram fracassos. Começar e não terminar vira círculo vicioso.

Não force a barra, a leitura deve ser prazerosa.

Espere o momento certo, visite livrarias e bibliotecas e, em breve, estará lendo como sempre.

Daisy Gouveia é apresentadora, escritora, influenciadora digital, host do Podcast ‘Leiture-se’ e criadora do Clube de Leitura da Daisy. Usa as redes sociais para incentivar as pessoas, principalmente as mulheres, a adotarem o hábito da leitura.

Da mesma autora, leia outro texto AQUI