Caxias do Sul 16/04/2024

Placas de "lotado" em acesso a shopping caxiense

Sábado de sol, proximidade do Dia das Crianças e feriadão tiram famílias de casa. E a pandemia?
Produzido por Silvana Toazza, 10/10/2020 às 16:27:35
Foto: Liliane Giordano

Sábado de sol, pós-pagamento de salários, proximidade do Dia das Crianças e feriadão.

A conjunção de fatores, aliada ao fato de que muita gente cansou da reclusão provocada pela pandemia, não poderia ser mais favorável para tirar famílias de casa e levá-las a passear. Muitas optaram por circular no comércio e em shoppings, mas nem todas conseguiram usufruir essa possibilidade com tranquilidade.

No Iguatemi Caxias, o acesso pela RSC-453 estava interditado por volta das 14h deste sábado, com placas de “Lotado”. Já o acesso principal, pela Avenida Therezinha Pauletti Sanvitto, mostrava-se congestionado, com longas filas de carros.

Além dos fatores acima, outra causa da tranqueira é que o comércio precisa respeitar decretos que impõem limitações de pessoas nos ambientes e obedecer regras de higiene para minimizar o risco da Covid-19, o que deixa o atendimento e o acesso aos espaços moroso.

Neste domingo, o cenário deve se repetir, uma que vez que novo decreto, publicado na última quarta-feira, liberou os shoppings caxienses para voltarem a funcionar aos domingos. Porém, com o acesso limitado aos 30% da capacidade do alvará de funcionamento ou PPCI.

Pela recente determinação, parques e praças poderão ser utilizados no final de semana, mas apenas para caminhadas e corridas. Continua vedada a aglomeração de pessoas, bem como a utilização de academias ao ar livre e parques infantis.

O novo decreto também aumenta a multa de R$ 172,45 para R$ 689,80 pelo descumprimento do uso de máscara.

E a Covid-19? Quem está certo? Quem está errado? Todos e ninguém.

De um lado, o comércio comemora o retorno do movimento após meses de indefinições, abre e fecha e de incertezas causadas pela pandemia. É justo que os negócios sejam gradativamente retomados e garantam a manutenção dos empregos e a sustentabilidade econômica.

Do outro, o público busca espairecer, circular, ir ao mercado, levar a garotada a passear, e adquirir algum mimo para o Dia das Crianças. Muita gente também deslocou-se à praia aproveitando o final de semana esticado pelo feriado. Muitos médicos e especialistas têm identificado um aumento considerável de casos de depressão e doenças mentais, e a saída de casa e o convívio são recomendáveis e até terapêuticos.

E no meio disso? Perdura a preocupação com os riscos de contágio pela pandemia. Cresceu o número de hospitalizações nos últimos sete dias por Covid-19 na região de Caxias do Sul.

Portanto, é obrigação de todos, lojistas e consumidores, manterem a cautela, o bom-senso e respeitarem as regras de higiene e distanciamento. Ao poder público, cabe fiscalizar e punir as infrações. E alterar os decretos conforme o cenário se apresentar.

Lembre-se: passear é uma coisa, colocar-se em risco é bem outra.