Caxias do Sul 18/05/2024

O mundo realmente está raso

Está faltando entendimento em relação ao que aqui viemos fazer
Produzido por Neusa Picolli Fante, 29/04/2023 às 09:45:29
Foto: Morgane Coloda

O mundo está raso, dizia a anciã... Ela, que vivia pra frente entre planejamentos, pra trás entre recordações, e que também seguia na jornada que lhe cabia... E eu fiquei a olhá-la para tentar compreender o que era esse raso do mundo na minha/nossa vida...

Impactei a pensar no rente, pouco elevado mundo do qual fazíamos parte...

Pontuo, ao observar o mundo e as palavras que se espalhavam pelo ar, que o mundo está raso de entendimento em relação ao que aqui viemos fazer. Raso no comportamento das pessoas, no se portar - sem valores e princípios que norteiam suas vidas. Raso no se achar melhor do que qualquer um e no acreditar que o mundo gira ao seu entorno. Raso na busca pelo conhecimento, pelas verdades, ou pelas novas verdades que se mostram.

Raso no saber, no intervir, no lidar com situações simples e complexas, na maturidade ausente. Raso no ponto de vista que fica preso ao já conhecido, que não consegue dar passo nenhum a qualquer direção.

Sim, as pessoas buscam sem rumo definido. Falam do que não entendem, sem tentar compreender. Ou dizem que assimilaram sem saber do que está se falando. Sem entendimento, determinam a direção que precisam tomar. Às vezes, até, acovardam-se quando precisam se mostrar.

Por quê? De medo, será? Grandes chances de ser. A falta de confiança em si e na vida fez e continua fazendo perder o sentido, a força de continuar, o lutar...

Percebo que muitas pessoas passam pela vida sem tocá-la, sem entendê-la e sem se deixar tocar por ela... Uma fatia que acha que sabe um pouco mais, tem momentos de não saber nada. Será que é por proteção, preservação, falta de conhecimento, não aprendizado, acomodação, omissão...?

O que os faz viver sem realmente viver, sem absorver... viver no automático, sem respirar, sem sentir, sem se experimentar atravessar o vasto território chamado vida, que os faz agarrar com as mãos os aprendizados...?

E aí percebo que sim, está raso esse nosso mundo, e as pessoas continuam se afogando nele...

Existem os que são incansáveis nas buscas, nas tentativas de compreender e fazer... Direcionam como concebem a vida que palpita dentro de si e seguem sua intuição...

Mas, também, sim, tem gente se conectando com vida, com verdade, com sentimento, com poesia, com discernimento... então, o raso de alguns é o preenchimento de outros!

Neusa Picolli Fante é psicóloga clínica especialista em lutos e perdas. É palestrante e escritora, autora de oito livros: três de psicologia, três de crônicas e dois de poesia.

Da mesma autora, leia outro texto AQUI