Caxias do Sul 06/05/2024

Não deixe para amanhã o livro que pode ler hoje

Criar o hábito da leitura pode ser mais fácil do que você imagina
Produzido por Daisy Gouveia, 12/01/2024 às 11:26:46
Daisy Gouveia é apresentadora, escritora e influenciadora digital
Foto: ARQUIVO PESSOAL

Ainda que de algum modo tenhamos conhecimento, com tristeza, de que leitura não é a atividade mais praticada pelos brasileiros, a reportagem do dia 7/12/2023 no G1 nos assusta!

A matéria traz como título: "84% da população adulta no Brasil não comprou nenhum livro no último ano, aponta pesquisa".

Os dados continuam nos surpreendendo, ao longo do artigo, mas o que mais me impactou foram as justificativas da população que foi investigada na pesquisa, para não ler. Apesar de admitirem que o hábito da leitura é importante, alegam não ler por falta de tempo, escassez de lojas (livrarias) e o preço dos livros.

Admitindo que falta de tempo pode ser fator impeditivo, nada nos impossibilita que criemos metas para encaixar a leitura no nosso dia a dia. Se pudermos nos desligar de celular, tv e outros estímulos que nos tiram a atenção, 30 minutos antes de deitar, já teremos um horário e a constância dessa ação.

Outra dica excelente é escolher um cantinho confortável, iluminado e silencioso. Isso vai ajudar muito a criar e manter o hábito de ler!

Carregar sempre o livro com você e aproveitar oportunidades de intervalos no trabalho, na ida ou na volta do trabalho, no metrô, na espera de uma consulta ou reunião, sempre são situações para mais um capítulo!

Tempo não é problema; sabendo usar, é solução.

Falta de livrarias é uma justificativa bem rasa. Sabemos que, nos últimos tempos, algumas livrarias foram fechadas, mas muitas outras abertas, com modernidade e conforto, para que possamos escolher o livro certo, de acordo com nossos interesses, lendo as orelhas e contracapas.

Além do cafezinho, presente na maioria delas. Se você está no interior ou em cidades menores, talvez tenha mais dificuldade, mas a internet veio para ajudar e, nos sites de compra de livros, temos resenhas para auxiliar na sua preferência de tema.

O preço dos livros pode ser uma barreira, que podemos transpor com bibliotecas, sebos e sites de livros usados em bom estado.

Daisy Gouveia é apresentadora do programa “Costurando Minha História”, escritora, influenciadora digital, host do 'Podcast da Daisy' e criadora do Clube de Leitura da Daisy. Com 66 anos, usa as redes sociais para incentivar as pessoas, principalmente as mulheres, a adotarem o hábito da leitura.

Instagram: @daisygouveiaoficial

Youtube: @daisygouveia

Blog: historiaselorotas.com.br