Caxias do Sul 22/09/2020

Como organizar a “casa interna” durante a pandemia

É preciso compreender que não podemos planejar o futuro, mas é possível gerenciar o tempo a nosso favor
Produzido por Ana Paula Lundgren, 24/06/2020 às 08:38:23
Foto: Dih Ferreira

Criar planos para alcançar objetivos, dos menores aos mais ambiciosos, é o ponto de partida de qualquer ideia. Planejamento é importante para nos organizarmos, prospectarmos o futuro e otimizarmos melhor nosso tempo.

Porém, um período de incertezas como o que estamos vivenciando durante a pandemia da Covid-19 pode nos colocar em um lugar difícil e angustiante, por não termos controle e poder sobre o que e quando pode acontecer. Viver um dia de cada vez, sem ter noção de como serão as próximas semanas, gera uma grande ansiedade.

As principais orientações para esse período de isolamento é se manter focado naquilo que é possível fazer. Nada de coisas mirabolantes e planos arrojados que você não tinha antes de tudo isso.

A angústia que domina a maioria das pessoas nesse momento se dá pela ameaça aos vínculos sociais, ao encontro com o outro, ao convívio. Sem isso, nosso foco pode ficar comprometido.

Então, é preciso compreender que não podemos planejar o futuro, mas é possível gerenciar o tempo a nosso favor. Podemos nos qualificar, ler mais, colocar os filmes e as séries em dia, além de organizar a casa, as gavetas, revisar o que não usamos e doar estão entre os exemplos. E, claro, apreciar os pequenos detalhes cotidianos que anteriormente sequer tínhamos tempo, como uma boa refeição preparada em casa, começar uma horta caseira ou ligar para alguém especial e papear por horas.

Exercite o planejamento no que é tangível e prático, como o almoço do dia, a leitura da semana, o programa que vai escutar e até a louça que vai usar na mesa. É hora de olhar para dentro e reorganizar a “casa interna”.

Ana Paula Lundgren é psicóloga com pós-graduação em Psicologia Cognitivo-Comportamental

mail aplundgren@ucs.br e ana@anapaulalundgren.com.br