Caxias do Sul 18/05/2024

A moda como um símbolo: o que existe por trás da roupa?

As vestimentas atuam como um dispositivo de memória, de história e de cultura
Produzido por Renata Soares, 31/01/2022 às 08:07:54
Foto: ARQUIVO PESSOAL

As vestimentas carregam narrativas, sejam elas religiosas, políticas, culturais. A roupa conta uma história, seja de quem a faz, seja de quem a usa. Os consumidores procuram uma identidade e compram valores simbólicos.

Hoje, a moda passou a ser um consumo de objetos com valores por trás da roupa, um produto cultural, criativo e manufatureiro.

No entanto, já foi historicamente palco de muitas proibições, como a de usar calças para mulheres (proibições em razão do sexo) ou de proibições políticas, quando, por exemplo, as forças de ocupação britânicas impediram os escoceses de usar kilts. A partir de 1800, a produção e o consumo em massa cresceram e adquiriram gradualmente um caráter simbólico estável.

A famosa "túnica Mao", abotoada até a gola, com versões mais atuais estreladas por personagens dos filmes de 007, foi usada, em 1949, por Mao-Tsé-Tung, ao proclamar a República Popular da China, para projetar uma China moderna.

Para a museóloga britânica Amy Barnes, o significado dessa túnica representava o seguinte conceito: "eu rejeito a burguesia e o padrão ocidental de beleza e moda; estou transmitindo uma mensagem de uniformidade e conformidade".

Quanto mais bolsos existissem na túnica, mais status. O tecido também indicava poder, do mais simples (cinza e áspero), ao mais caro (trajes de lã). Na década de 1990, Galliano ressignificou o traje para Dior, usando seda verde e cetim vermelho; e Vivienne Westwood o tornou mais sexy.

A indumentária conta também a história de quem a confecciona. Em 2015, um projeto em Milão, Itália, capacitou refugiados que trabalhavam com costura em seus países de origem (Afeganistão, Irã, Somália, Gâmbia e Senegal) para tornarem-se alfaiates de grifes famosas na capital italiana da moda.

No Brasil, durante o período de pandemia do novo coronavírus, em grave violação de direitos humanos, imigrantes bolivianos e paraguaios, em São Paulo, recebiam R$ 0,05 centavos para confeccionar máscaras para intermediários.

De forma singela e poética, Carla Cristina Garcia define um sentido à cor lilás, como "a cor do feminismo, em honra às 129 mulheres mortas dentro de uma tecelagem norte-americana em 8 de março de 1857, cujo incêndio fora criminosamente provocado pelo dono da fábrica após a greve realizada pelas funcionárias, que reivindicavam melhores condições de trabalho. A história conta que os tecidos em que as vítimas estavam trabalhando naquele dia eram da cor lilás, sendo a data considerada, atualmente, o Dia Internacional da Mulher."

Assim, as diferentes dimensões da moda não estão no ponto de chegada, nem na reta final, mas, sim, em ascendente ressignificação.

Renata Domingues Balbino Munhoz Soares é advogada, professora e coordenadora acadêmica do e-LLM em Fashion Law Mackenzie.