Caxias do Sul 25/04/2024

2020: A eleição do post

Pleito deste ano será calcado na era digital
Produzido por Fabiana Zanella Fachinelli, 30/10/2020 às 08:34:33
Foto: ARQUIVO PESSOAL

A Eleição Municipal de 2020 pode-se dizer que será essencialmente tecnológica. Na anterior (2018), as redes sociais já foram muito utilizadas para a busca de votos, mas, nesta atual, está sendo crucial. Eleição marcada para dia 15 de novembro com segundo turno em 29 de novembro para a escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, será calcada na era digital. Não diferente, por exemplo, do ensino escolar, que teve de buscar soluções urgentes para adaptações no ensino-aprendizagem, nas eleições também se fez necessário.

Dentre vários pontos do processo político que envolve as campanhas eleitorais, mudanças foram criadas para tentar evitar a propagação da Covid-19 como a troca de data, suspensão da biometria e ampliação do horário de votação.

Eleição do post

O advento da internet permitiu que as pessoas pudessem buscar informações sobre acontecimentos seja nos campos sociais, culturais, educacionais, entre tantos outros, e não menos nas questões políticas.

Devido à não permissão de aglomerações em função da atual pandemia, a estratégia da busca de voto face a face está sendo feita com cautela e aliando-se à busca de votos pelo post.

Duas décadas passadas do século XXI e, enfim, abriu passagem para a Revolução 4.0, uma vez que posts, cards, stories do Instagram, status do Whatsapp, Tik-Tok, tweets, enquetes vias redes sociais, vídeos, debates webinar, lives, blogs, sites e Youtube, entre outras plataformas de interação, estão sendo amplamente utilizadas e estão substituindo ou complementando os santinhos impressos. A impossibilidade de realizar comícios fez com que a produção de conteúdo digital passasse a ter um valor importante para a conexão com o eleitor.

A habilidade com os meios tecnológicos passa a ser fundamental para toda a população e, no caso específico das eleições, se faz necessária tanto para os candidatos interagirem com o público quanto para o público interagir com os candidatos. Conquistar eleitores é a principal tarefa tanto no mundo off-line quanto no on-line, porém, o desafio está nas estratégias a fim de estar presente nas redes sociais, manter os eleitores engajados e motivados. Através de postagens, o candidato terá de divulgar suas ideias, mostrar com transparência seu trabalho, fortalecer a imagem, desmentir possíveis falsas notícias, buscar colaboração do eleitorado, emocioná-lo. O mundo virtual será complementado pelo mundo real nesta eleição histórica, que traz consigo novos aprendizados.

O mundo digital compreende outros saberes, e as postagens contam como reputação do candidato. As pautas, quanto mais objetivas, melhor, serão entendidas nos posts e a criatividade dos candidatos em interagirem com os eleitores pode fazer muita diferença. A comunicação humana sempre foi um processo cultural importante e saber se comunicar através das mídias sociais, tendo em vista o grande potencial das redes, o conteúdo que será lançado no ciberespaço, será a relação a ser construída entre candidato-eleitor. Interessante levar em consideração que, na internet, estamos lidando com uma grande massa de dados e com algoritmos.

Porém, fica a questão da exclusão digital, que já se fez presente nas aulas on-line, ou seja, o cotidiano de acesso às tecnologias não faz parte da vida de todos os brasileiros e não será diferente na questão eleitoral. Muitos eleitores não terão o devido acesso aos meios digitais ou internet para acompanhar a campanha política e, mais uma vez, as diferenças sociais se fazem presentes.

Nas redes sociais não tem tempo limitado, podendo ser usadas à vontade para a campanha. Agora, como saber a medida certa entre o utilizar a rede e não se tornar cansativo, é o equilíbrio a ser buscado. Obviamente, existem regras como, por exemplo, somente os partidos, coligações ou candidatos podem impulsionar publicações, e é proibida a contratação de serviços para disparar conteúdos em massa.

Outro ponto importante é que, este ano, entrou em vigor a LGPD (Lei de Proteção de Dados Pessoais), com regras rígidas que serão válidas também para o processo eleitoral.

Cabe dizer que se as eleições já vinham sofrendo grandes mudanças no mundo contemporâneo na busca de uma nova dinâmica utilizando as redes sociais e esta eleição de 2020 ultrapassou qualquer previsão. Do face a face para o post, estamos num fenômeno em curso para um espaço de convivência chamado de “ambiente digital”.

TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – Era digital

O TSE, para facilitar a comunicação com os eleitores, traz novidades para as eleições municipais.

Foi lançado um canal específico para denúncias de disparos em massa de propaganda política que pode ser acessado pelo link AQUI

O eleitor pode tirar suas dúvidas por meio digital acessando o ‘Tira-Dúvidas Eleitoral no WhatsApp’. O link está AQUI

Outra novidade é que o TSE e WhatsApp lançaram pacotes de figurinhas para as eleições municipais com ilustrações que abordam combate à desinformação. O download pode ser feito pelo link AQUI

Outro ponto importante é o combate à fake news e desinformação e, para tal, o TSE lança a campanha #EuVotoSemFake.

O objetivo é que o eleitor se conscientize da importância de seu papel em não propagar informações falsas durante a campanha eleitoral. Maiores informações estão no link
AQUI

Importante saber para o dia da eleição:

O TSE recomenda que cada um leve sua própria caneta para assinar o caderno de votações, não esquecer o uso da máscara e passar álcool gel antes e depois de votar.

Uma ótima eleição para todos!

Fabiana Zanella Fachinelli é professora de informática para jovens e idosos e escritora.

Contato por instagram @autorafabianazanella ou e-mail autorafabianazanella@gmail.com

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