POR SILVANA TOAZZA
Fundada em 1983, em Nova Pádua (RS), a Boscato Vinhos Finos sempre primou pela qualidade de seus rótulos. Nunca sonhou em galgar espaço pela quantidade, mas sim pela excelência em cada gole de seus vinhos, que já somam mais de 90 premiações nacionais e internacionais. A produção média anual de 250 mil garrafas ganha cada vez mais como aliada a tecnologia, sem jamais perder a mente criativa que faz dessa empresa familiar um legado vitivinícola da região.
O fundador Clóvis Roberto Boscato, enólogo desde 1972, é o próprio alquimista a dosar as características do terroir, do clima, do esforço humano, da tecnologia e enaltecer o melhor de cada variedade de uvas. Ou mesmo, na combinação de várias delas, como é o caso do Anima Vitis 2005, assemblage composto por cinco uvas (Cabernet Sauvignon, Merlot, Ancellotta, Refosco e Alicante Bouschet), lançado em tiragem limitada e amplamente premiado. O próximo Anima Vitis (só elaborado em safras especiais) está na prancheta "digo, nas caves", do empresário, e surpreenderá o mercado que aguarda sedento pela segunda rodada dessa preciosidade de Baco.
Equipe da Bigode Design assina e apresenta novos rótulos (foto: Silvana Toazza)
Nova cara, mesma essência
Nada mais apropriado, então, que, após 20 anos, a Boscato Vinhos Finos revitalizasse sua marca, reforçando valores como autenticidade, qualidade e inovação. Sim, os mesmos rótulos figuravam no mercado há duas décadas e, no momento, precisavam expressar a tradição e a modernidade da empresa, até para reter aquele consumidor que escolhe o vinho pela "cara". Mais do que uma mudança estética, a revitalização da marca atende a um desejo dos próprios apreciadores, que frequentemente relatavam que a alta qualidade dos vinhos não se refletia visualmente nos rótulos. A nova identidade visual foi assinada pelo estúdio de design Bigode Design.
“A alma do vinho é a mesma. O rótulo que é novo”, sintetiza Clóvis, que fundou a empresa ao lado da esposa Inês Gelain Boscato e hoje tem como braço direito a filha Roberta Boscato, engenheira agrônoma, enóloga e sommelier.
“Estávamos há mais de 20 anos com os mesmos rótulos, então, a qualidade dos nossos vinhos já não condizia com a imagem externa das garrafas. Assim estamos nos modernizando visualmente, mas mantendo a essência do nosso produto, que segue evoluindo em qualidade e com novas safras”, argumenta Roberta.
Evento de lançamento
A nova cara da Boscato demonstra tradição e, sobretudo, sofisticação, empoderamento, consistência. Um amplo grupo de jornalistas do Rio Grande do Sul (incluindo essa que vos escreve e o jornalista Marcos Fernando Kirst, sócio deste portal de notícias) participou do lançamento do novo momento da empresa, em evento nesta terça-feira, em meio às caves da Boscato, em Nova Pádua. Provamos os vinhos magníficos da empresa, incluindo o Anima Vitis 2005. O tempo não o corrompeu. Pelo contrário: está bastante potente e intenso, com notas bem amadeiradas (e menos de mil garrafas ainda estão no poder - ou no cofre? - da empresa para a comercialização).
A Boscato foi a primeira vinícola brasileira a integrar a prestigiada associação internacional Leading Wineries of the World e exporta seus vinhos desde 2003, estando presente hoje em países como República Tcheca e Austrália.
“Sempre fomos apaixonados pela viticultura e pela enologia e por tudo o que isso representa. A Boscato nasceu disso: do respeito ao trabalho de nossos pais. Do compromisso com as origens", destaca a matriarca Inês Gelain Boscato.
Gole extra: os novos rótulos foram exibidos no "tapete vermelho", numa passarela em meio ao público e às caves, sendo as garrafas conduzidas, uma a uma, pela família Boscato, incluindo os netos.