Caxias do Sul 25/04/2024

Vinícola da Serra adquire avião para transformar em atração turística

Clássico dos céus, o Let-410 de 15 lugares “pousou” em cantina da região nesta semana em um pacote de investimentos no enoturismo. Após reforma, virará moldura para visitação e degustações
Produzido por Silvana Toazza, 19/01/2022 às 17:32:48
Vinícola da Serra adquire avião para transformar em atração turística
Vanderlei Gazzi, proprietário da Vinícola Gazzaro, ao lado do avião fabricado na República Tcheca
Foto: Gazzaro, divulgação

Um sonho antigo do enólogo e proprietário da Vinícola Gazzaro, Vanderlei Gazzi, alçou voo nesta semana. Sim, movido pela paixão, o empresário fez com que “pousasse” em Otávio Rocha, distrito de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, um clássico avião regional Let-410.

Arrematada em leilão por Gazzi, a aeronave foi transportada de Porto Alegre até a vinícola e chamou atenção por onde passou. O meio de transporte que já sobrevoou o Estado no passado será transformado em atrativo turístico, agregando valor e oportunizando uma verdadeira viagem ao mundo do vinho, junto ao já conceituado varejo e jardim da Casa Gazzaro.

A meta da empresa é que, ainda neste ano, o avião turboélice Let-410 PR-CRX seja reformulado e ganhe evidência junto ao empreendimento. Não, a aeronave não voará. Será relíquia a emoldurar eventos, degustações, apresentação de vídeos institucionais. As pessoas o visitarão. No futuro, há projeto para que a cabine simule pontos turísticos da Serra.

“Há mais de 10 anos eu pesquisava sobre a aquisição de um avião para transformá-lo em um espaço turístico. Por ser um artigo difícil de encontrar, todos os meses procurava os possíveis itens que iriam entrar em leilão e, no ano passado, conseguimos arrematar este e dar o primeiro passo para tornar o projeto realidade”, conta o enólogo.

Na última segunda-feira, dia 17, Vanderlei acompanhou o transporte da aeronave da Capital até Flores da Cunha e agora já pensa no projeto de pintura e restauro completo do avião. A aquisição faz parte de voos mais altos e investimento que contempla todo o complexo da vinícola, com cave subterrânea, vinhedos e espaço para aproveitar a vista da serra e a natureza.

“Na sua totalidade, é um projeto de longo prazo, mas o avião deve ficar pronto para visitação ainda neste ano. Será um pacote turístico completo, com apresentação da vinícola, degustação e por aí vai. É uma forma de agregar valor ao varejo e jardim que hoje já encantam muito os visitantes”, adianta Gazzi.

O investimento, por enquanto, não será divulgado pela empresa.

Sobre a aeronave

Fabricado em 1991 na República Tcheca, na Europa, o avião chegou ao Brasil em 2003 para ser operado pela regional Cruiser. Tem 15 assentos, 14 metros de comprimento e 19 metros de asa. Após alguns anos, em 2008, a aeronave foi repassada à NHT para a realização de voos, principalmente no Sul do Brasil. Em 2012, após a falência da empresa, foi abandonada no Aeroporto Salgado Filho. No ano passado, a Fraport, que administra o terminal gaúcho, colocou a histórica aeronave num leilão.

Diferentemente do que acontece a tantas outras aeronaves, que vão do abandono para a sucata, essa encontrou uma nova vida e ainda poderá ser apreciada pelos viajantes, enquanto degustam os espumantes consagrados da Gazzaro. E para os amantes da aviação e do universo de Baco, nada melhor do que apreciar excelentes vinhos ao lado de um clássico dos céus.