Caxias do Sul 28/03/2024

Ventilador pulmonar desenvolvido em Caxias do Sul passa no primeiro teste em humanos

Equipamento teve desempenho aprovado em paciente internada na UTI do Hospital Geral. Inicialmente, foi testado em suíno
Produzido por redação, 16/05/2020 às 10:09:28
Ventilador pulmonar desenvolvido em Caxias do Sul passa no primeiro teste em humanos
Ventilador manteve ciclos respiratórios e ventilação eficiente
Foto: Hospital Geral

Caxias do Sul mostra que seu engajamento no combate à Covid-19 dá resultados passo a passo, com o envolvimento de empresas, entidades, universidades e comunidade. Mais um exemplo positivo surge em meio às incertezas provocadas pela pandemia.

O ventilador pulmonar Frank 5010, desenvolvido em Caxias do Sul, passou em seu primeiro teste realizado em humanos. Ele foi testado em uma paciente internada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral, mantendo ciclos respiratórios e ventilação eficiente.

Idealizado por um grupo de engenheiros voluntários sob coordenação do TecnoUCS e orientação do Hospital Geral, o equipamento foi apresentado, na manhã deste sábado (16), ao governador Eduardo Leite, em sua visita a Caxias do Sul, durante a entrega de 10 novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no HG.

Para entender: a aplicação clínica do ventilador pulmonar só foi possível após a autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), encaminhada pelo órgão no final da manhã de sexta-feira, dia 15.

No mesmo dia, das 14h30 às 15h30, houve o primeiro teste do dispositivo em humanos. Além disso, será aplicado em outros nove pacientes, completando assim o projeto de pesquisa do ventilador pulmonar e compondo um conjunto de processos para a homologação do equipamento pela Anvisa.

Curiosidade: a permissão da Conep para o seguimento da pesquisa veio após um teste pré-clínico efetuado em um suíno na quarta-feira, dia 13. Os dados obtidos com o animal foram satisfatórios e permitiram a aplicação em humanos, cumprindo os requisitos de segurança.

Os trabalhos de testagem foram acompanhados pela equipe assistencial da UTI, por engenheiros relacionados ao projeto e por diretores do HG. Os dados obtidos pela pesquisa e pela avaliação clínica demonstram que o equipamento apresentou segurança e confiabilidade em seu primeiro uso com humanos, destacou o médico Alexandre Avino, diretor técnico do HG.

Leia também:
Simecs doa R$ 200 mil à UCS para produção de ventiladores pulmonares
Empresas Randon entregam peças para a fabricação de 200 ventiladores pulmonares