Caxias do Sul 20/04/2024

Empresas Randon entregam peças para fabricação de 200 ventiladores pulmonares

Parceria com a Universidade de Caxias do Sul reforça estratégias de combate à pandemia na cidade
Produzido por Silvana Toazza, 02/05/2020 às 10:37:47
Empresas Randon entregam peças para fabricação de 200 ventiladores pulmonares
Representantes das Empresas Randon e da UCS durante a entrega dos sensores
Foto: Wagner Dias

O momento é de incertezas econômicas, de suspensão de contratos de trabalho e de demissões voluntárias, mas isso não impede que indústrias utilizem as ferramentas que possuem para amenizar o cenário da pandemia provocado pelo coronavírus.

Pensando assim, na última quinta-feira, as Empresas Randon entregaram peças para fabricação de ventiladores pulmonares, numa parceria com a Universidade de Caxias do Sul. A companhia caxiense (uma das maiores fabricantes de implementos rodoviários do mundo) forneceu sensores de pressão importados para a montagem de 200 unidades do protótipo.

A peça é vital para o funcionamento do ventilador pulmonar, destinado a pacientes com indicação de intubação.

A entrega dos equipamentos, no campus universitário da UCS, contou com a presença do CEO das Empresas Randon, Daniel Randon, do COO da companhia, Sergio Carvalho, e do diretor de Tecnologia e Inovação de Produto, César Augusto Ferreira, e de representantes da universidade, como o reitor Evaldo Antonio Kuiava.

Para entender: o protótipo de ventilador pulmonar é desenvolvido por engenheiros, técnicos e outros voluntários, sob a orientação da direção técnica do Hospital Geral e coordenação do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da universidade – TecnoUCS.

Nesse momento, os equipamentos estão em fase de aprovação pelos órgãos reguladores e a produção seguirá conforme a demanda da rede de saúde.

Entre as estratégias de apoio à UCS para enfrentar o coronavírus, a Randon também doou, em abril, embalagens e matérias-primas utilizadas pelo curso de graduação em Farmácia para produzir mil litros de solução higienizadora para as mãos. O produto teve como destino o Hospital Geral, mantido pela instituição de ensino e pelo governo do Estado, e também para outras unidades de saúde do município.