Caxias do Sul 23/04/2024

UCS é fornecedora destaque da Petrobras

Prêmio reafirma parcerias históricas entre universidade e estatal nas áreas de inovação, pesquisa e desenvolvimento
Produzido por redação, 14/06/2021 às 10:36:23
UCS é fornecedora destaque da Petrobras
Foto: Stéferson Faria

Gerar inovação por meio da pesquisa científica e do desenvolvimento tecnológico é o propósito da Universidade de Caxias do Sul (UCS). E também fonte de reconhecimento de seus parceiros: pela excelência, a instituição de ensino recebeu a distinção como uma das melhores fornecedoras da Petrobras.

A estatal conferiu à UCS o prêmio 'Melhores Fornecedores Petrobras' na categoria especial 'Destaques em Inovação, Pesquisa em Desenvolvimento'. O projeto que garantiu a premiação foi a pesquisa denominada 'Otimização da geração de biogás usando a ferramenta de fluidodinâmica computacional (CFD)', que trata da geração de biogás a partir da biodigestão da vinhaça (composto químico líquido que surge através do processo industrial que transforma a cana-de-açúcar em álcool/etanol), coordenada pelo prof. Dr. Lademir Luiz Beal.

O projeto, com valor investido de R$ 1.068.159,00, envolveu uma equipe de 24 pesquisadores, incluindo cinco professores/pesquisadores, um bolsista de pós-doutorado, cinco alunos de mestrados, três técnicos e sete bolsistas de iniciação científica. Dele decorreram quatro projetos de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Ambientais da UCS.

Por meio dos resultados obtidos foi possível ampliar o uso da ferramenta de fluidodinâmica computacional para projetar reatores maximizando sua eficiência e para reduzir o efeito de compostos tóxicos no processo de produção de biogás, destaca Beal.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS, Juliano Gimenez, o reconhecimento da Petrobras à Universidade deve ser dimensionado considerando-se a histórica busca, por parte da empresa, de agregação de valor aos seus produtos, processos e sistemas como elemento vital para o desenvolvimento do país.

"A companhia sempre teve como foco estar na ponta dos principais avanços científicos e tecnológicos em suas áreas de atuação, aprimorando seus resultados e benefícios para toda a sociedade", observa.

O reconhecimento recebido pela UCS, da Petrobras, decorre de uma parceria que já pode ser considerada histórica entre a instituição e a estatal em ações de pesquisa científica, incentivando a produção de conhecimento (e a consequente formação de especialistas, mestres e doutores), o desenvolvimento tecnológico e a contribuição comunitária.

Além do projeto premiado, pelo menos outras três iniciativas na área de biotecnologia, coordenadas também pelo professor Beal, integram este conjunto, nas áreas de filtragem e de tratamento de efluentes e de produção de Hidrogênio, com investimento, somado, superior a R$ 3,5 milhões.