Caxias do Sul 24/04/2024

Turismo em Gramado: mais dois hotéis reabrem as portas

Recebendo a média de 6,5 milhões de visitantes por ano, a cidade das Hortênsias busca retomar gradualmente as atividades
Produzido por redação, 13/05/2020 às 13:53:40
Turismo em Gramado: mais dois hotéis reabrem as portas
Laghetto Allegro Siena volta a atender nesta sexta-feira
Foto: Divulgação Rede Laghetto

O coronavírus desestabilizou a economia como um todo, mas o reflexo para os municípios que vivem do turismo é ainda maior e, por vezes, indimensionável. Gramado, uma das cidades mais visitadas do país, recebendo a média de 6,5 milhões de visitantes por ano, sofre as consequências das medidas de restrição contra a Covid-19, mas tenta retornar à sua rotina de forma gradual.

Nesse sentido, a Rede Laghetto Hotéis anuncia a reabertura de mais dois empreendimentos a partir desta sexta-feira, 15 de maio. Retornam às atividades o Laghetto Allegro Siena (Av. das Hortênsias, 3000) e o Laghetto Vivace Viale (Av. das Hortênsias, 829). Eles seguem a estratégia de retomada gradual do grupo, que na última sexta-feira (8) reabriu o Laghetto Stilo Borges (Rua Senador Salgado Filho, 181), o primeiro da rede a voltar à ativa após as normas de isolamento social.

Laghetto Vivace Viale também retoma o expediente

O retorno segue o Decreto 103/2020, que permite o funcionamento em Gramado de hotéis, parques temáticos e museus com uma série de restrições e cuidados extras com protocolos sanitários.

Laghetto Stilo Borges voltou a operar na última semana

Para entender: a Rede Laghetto Hotéis conta com 10 empreendimentos em Gramado e sua retomada ocorre gradualmente, com a necessidade de respeitar normas de saúde e treinar equipes. Nesse momento, a aposta é no turismo regional para alavancar as vendas. No Dia das Mães, o movimento já animou alguns empreendimentos do setor de restaurantes e hotéis nas Hortênsias.

A seguir, algumas determinações que regem o funcionamento da hotelaria em Gramado neste momento de precauções contra a Covid-19:

- Não abra e nem utilize espaços coletivos das áreas sociais, de lazer e conveniência, como piscinas, jacuzzis e ofurôs, academias, saunas, brinquedotecas, sala de jogos, salas de cinema ou home theater, sala de eventos e/ou reuniões, cyber zone e/ou salas de computadores, vídeos e jogos eletrônicos, serviços de spa coletivos.

- Mantenha distância de, pelo menos, dois metros entre os hóspedes durante a realização do check-in e check-out, a fim de evitar a aglomeração de pessoas nos ambientes.

- Priorize o atendimento preferencial e especial a idosos, gestantes, deficientes físicos e doentes crônicos, garantindo fluxo ágil.

- Mantenha na entrada do estabelecimento álcool em gel 70% para utilização dos hóspedes e colaboradores.

- Utilize máscaras caseiras individuais nas áreas de circulação e elevadores.

- Adote sistemas de escalonamento e revezamento de turnos para os colaboradores, bem como alteração de jornadas de trabalho.

- Não ofereça o serviço de café da manhã no sistema de bufê, mas opte por servi-lo no quarto ou no sistema a la carte no salão.

- Designe profissionais específicos para a retirada e lavagem de roupas de cama, toalhas e roupas pessoais. Estes profissionais deverão utilizar Equipamentos de Proteção Individual.